Fichas e artigos de jogo – Futsal

Campeonato Nacional

Nogueirense sem antídoto para travar líder

Na ronda inaugural da segunda volta da zona norte da II Divisão Nacional, o Nogueirense foi ao pavilhão do Módicus perder por seis bolas a uma. Um desfecho esperado, dado que a formação de Sandim comanda a prova, com 13 vitórias em 14 jornadas disputadas.

Como se fácil de perceber, os extremos tocaram em Vila Nova de Gaia. No entanto, quem assistiu ao primeiro tempo desta partida não deve ter ficado com essa sensação. Defendendo de forma impecável. Contudo, uma precipitação defensiva do emblema de Nogueira foi o suficiente para os locais chegarem ao intervalo a vencer pela margem mínima. E ainda assim, os jogadores de Godofredo Novo tiveram boas ocasiões para igualar a partida.

O descanso transfigurou o encontro. O Módicus surgiu em campo ainda mais agressivo e um Nogueirense bem mais desconcentrado. Num ápice, os gaienses aumentaram a vantagem para quatro golos. Já depois da expulsão de Nito, os visitantes reduziram por intermédio de Jorginho, num belo lance individual. Até final, o Nogueirense voltou a sofrer mais dois tentos.

Com um jogo a menos, o Nogueirense continua a ver a linha de água a uma dezena de pontos. As contas começam a complicar, mas a manutenção ainda não é uma miragem para as hostes dos vianenses. Contudo, a necessidade de vencer cresce de jornada para jornada.

JS

Até a sorte vira as costas ao Santa Luzia

O conjunto auri-negro voltou a não ser feliz, agora na 15ª jornada, na série A da III Divisão Nacional. Contudo, a derrota tangencial (2-3) no terreno do Guimarães Futsal é tudo menos justa. Numa partida onde os jogadores vianenses tudo fizeram para fazer renascer a chama da manutenção o azar bateu à porta. E com estrondo.

Conscientes de que um desaire em solo vimaranense poderia significar o adeus prematuro à luta pela fuga à despromoção, o Santa Luzia surgiu em quadra de cara lavada. A verdade é que o emblema amarelo e negro rubricou uma boa exibição, esbarrando quase sempre num inspiradíssimo guardião da casa.

Os locais marcaram bem cedo, cortando com o melhor ímpeto dos visitantes. O tento sofrido não abalou a fé dos pupilos de Pedro Ferreira que conseguiram dar a volta no marcador em contra-ataque. Em cima do descanso, num lance pleno de infelicidade vianenses, o Guimarães chegou ao empate. A quatro segundos do intervalo, um desvio subtil de um atleta auri-negro acabou por trair Pedro.

A etapa complementar conheceu um futsal ainda mais pobre, que o primeiro tempo, no entanto pleno de emoção. A equipa da cidade de berço voltou à vantagem no marcador em novo infortúnio vianense. A partida partiu, com ambas as formações a beneficiarem de lances de contra-ataque. A nove segundos do fim, o lance capital do jogo. O Santa Luzia dispôs de um livre de dez metros que Naita haveria com um defesa que nem o próprio conseguirá explicar.

Com esta derrota, o Santa Luzia afundou-se cada vez mais na classificação. Ao perder no pavilhão de um adversário directo, os vianenses virão o seu oxigénio nos nacionais esfumar-se, com a distância para a linha de água a crescer. A diferença cifra-se já nos 14 pontos.

JS

Campeonato AFVC – Seniores Masculinos

Amigos de Sá não desarmam no seu covil

A turma dos Amigos de Sá continua a sua campanha surpreendente na sua época de estreia no campeonato de futsal da AFVC. Em jornada que marcou o fim da primeira volta, o emblema dos Arcos de Valdevez recebeu e bateu o Paço Lima, por seis bolas a quatro. Os arcoenses somaram a sua quinta vitória na condição de visitados, a nona na competição, não deixando fugir o Ponte da Barca na luta pelo terceiro lugar.

A equipa de Filipe Pereira reagiu da melhor forma à derrota no terreno do Cerveira. Frente a um sempre complicado conjunto do Lavradas, os Amigos de Sá deram mais uma prova do seu valor. Na turma da casa, Nélson voltou a mostrar porque é reforço, apontando dois golos. Na equipa de Dionísio, Eliseu e Rui marcaram os tentos dos visitantes.

O Paço Lima que tinha iniciado o ano em grande estilo, averbou a sua segunda derrota consecutiva. Aliás, refira-se que o Lavradas já não vence para o campeonato há quatro jornadas. O finalista da Taça da AFVC terá de fazer um pouco mais para continuar a sua escalada na classificação.

JS

Alvarães silencia Municipal de Caminha

A formação de Joel Gonçalves conquistou a sua primeira vitória no campeonato de futsal da AFVC. No encerramento da primeira volta, o Alvarães venceu o ARA, por seis bolas a três. Miguel esteve em plano de destacar ao apontar três golos dos forasteiros.

O penúltimo da classificação visitou o reduto do antepenúltimo. Apesar de o cartaz poder não ser muito atractivo, a partida do Municipal de Caminha foi uma partida muito interessante de seguir. O Alvarães voltou a evidenciar uma boa organização defensiva, apostando no contra-ataque.

Por seu lado, a equipa de Paulo Alvarenga cometeu algo erros defensivos, bem aproveitados pelo seu adversário. Com maior número de opções no banco, o ARA apostou num ritmo mais elevado, conseguindo causar muitos calafrios que Vítor foi resolvendo. Raikar e Bruno foram outros dos destaques, assinando dois golos para cada um dos conjuntos.

Na classificação, o Alvarães encurtou a diferença que o separa do ARA para apenas sete pontos. A formação de Joel Gonçalves recebeu um justo prémio pelas recentes boas exibições. Por seu lado, o ARA averbou a sua segunda seguida, após a vitória ante o Fontão.

JS

Triunfos voltam a sorrir ao Cais Novo seis jornadas depois

A última jornada da primeira volta do campeonato de futsal da AFVC não será esquecida tão cedo pelo Cais Novo. Em Monte da Ola, a equipa de Paulo Morais venceu, com alguma naturalidade, a Zona Fut, por seis bolas a três. A turma valenciana voltou a evidenciar francas melhorias no seu jogo.

Este era um encontro perigoso para o Cais Novo. Nova derrota poderia significar a estocada final numa catástrofe que se arrasta há quase dois meses sobre o emblema darquense. Afastados da luta pelo título, perder na recepção à lanterna vermelha não seria um bom presságio para o que resta da temporada.

E a Zona Fut tudo fez para que o triunfo lhe sorrisse no final. Embora o reforço ofensivo de Inverno traga à equipa maior capacidade defensiva, os erros defensivos teimam em subsistir. Mais experientes e mortíferos, os homens do Cais Novo foram capitalizando esses erros para cimentar a sua liderança no marcador.

A formação darquense segue na oitava posição, com os mesmos 23 pontos que Neiva e Anha. Contudo, não poderá descuidar-se mais, porque o Cerveira já só está a quatro pontos de distância. A Zona Fut viu o Alvarães fugir-lhe, com a vitória em Caminha. No entanto, o último classificado tem demonstrando que os dias maus já terminaram, estando para breve melhores dias.

JS

Cidadelhe conquista Monção e já está no quinto lugar

A equipa de Constantino Azevedo é a grande sensação deste final de primeira volta do campeonato de futsal da AFVC. Com uma vitória tangencial (7-6) em Monção, o Cidadelhe saltou para o quinto lugar. E os terceiros classificados já só estão a quatro pontos de distância. Esta foi a quarta derrota do Monção no seu reduto, em seis partidas realizadas.

O Cidadelhe tem encantando com o seu futsal organizado a defender e eficaz no ataque. No assalto a Monção, um homem destacou-se na formação de Ponte da Barca: Hugo Rocha esteve em plano de destaque ao assinar um póker, empurrando os seus colegas para a oitava vitória na competição.

A partida teve golos para todos os gostos e feitios, com várias cambalhotas. No entanto, os jogadores visitantes foram mais cerebrais na recta final do encontro, assegurando mais três pontos. Os locais continuam a desiludir, pese embora a grande réplica oferecida. O Monção segue no décimo lugar, com 16 pontos.

JS

Cerveira empata Neiva na luta pelo quinto lugar

Numa bela partida de futsal, o Neiva não foi além de uma igualdade a três golos na recepção Cerveira Futsal. A turma de Sandiães falhou, assim, o assalto ao quinto lugar, sendo ultrapassado pelo Cidadelhe. Perante uma equipa cerveirense bem organizado, o Neiva sentiu grandes dificuldades.

Este encontro da 15ª jornada do Campeonato de Futsal da AFVC juntou duas equipas que atravessam um bom momento na época. Por um lado, o emblema da casa não perde desde o final de Novembro, enquanto o Cerveira nas derradeiras jornadas apenas cedeu perante o líder. Estavam reunidos os ingredientes para um bom jogo.

E quem se deslocou ao Pavilhão da Escola EB 2,3 de Freixo não viu defraudadas as suas expectativas. Uma partida emocionante, onde ambos os conjuntos tiveram boas situações de golo. Numas foram valendo as intervenções dos guardiões contrários, noutros a sorte não esteve com os autores dos remates. A igualdade assenta bem ao desenrolar do encontro.

O Neiva caiu uma posição, ocupando o sétimo lugar na classificação, com 23 pontos. Apenas dois degraus abaixo, encontramos o Cerveira Futsal que soma já 19 pontos. Ambas as formações prometem uma segunda volta com muitas alegrias.

JS

Campeonato AFVC – Seniores Femininos

Lugar mais baixo do pódio tem duas cores: amarelo e negro

No fecho da primeira volta do campeonato feminino de futsal da AFVC, o Santa Luzia foi ao Municipal de Caminha derrotar o ARA por cinco bolas a uma. Com este triunfo, a formação auri-negra disparou no terceiro lugar, aumentando para cinco pontos a sua vantagem para a sua adversária desta ronda.

A turma de Viana do Castelo impôs de forma tranquila perante uma jovem formação de Riba d´Âncora que não conseguiu encontrar a solução para suster as investidas auri-negras. Numa partida em que o terceiro lugar estava em disputa, o Santa Luzia vincou desde cedo a sua superioridade, cavando um fosse confortável no marcador.

O Santa Luzia segurou o lugar mais baixo do pódio, agora com mais cinco pontos que o ARA que segue no quarto lugar. Destaque ainda para o facto de o Santa Luzia entrar para a segunda volta como o melhor ataque, com quase o dobro dos golos apontados do líder Castanheira.

JS

Líder passeia classe em Valença

O comandante do campeonato feminino de futsal venceu facilmente no campo da lanterna vermelha, Zona Fut, por sete bolas a uma, no encerramento da primeira volta do campeonato. Para lá do pleno de vitórias do emblema de Paredes de Coura, há ainda a salientar o primeiro tento da competição da Zona Fu

Sem rubricar uma exibição brilhante, a equipa de Luís Nogueira venceu de forma tranquila no Municipal de Valença. Ao intervalo, a vantagem cifrava-se em cinco golos de diferença, favoráveis às visitantes. Na etapa complementar, o Castanheira ainda marcou por mais duas ocasiões.

Com o triunfo no bolso, a formação courense aproveitou para rodar o plantel, fazendo regressar à competição a guardiã Maria João, que se havia lesionado com gravidade em partida da Taça. Perto do fim, o momento de alegria pelo qual a Zona Fut há muito perseguia. O seu primeiro golo no campeonato. Um prémio justo para uma equipa correcta que, apesar de consciente da sua diferença de valor e experiência, entrega-se de forma total a cada encontro.

Na classificação, tudo na mesma. O Castanheira mantém os mesmos seis pontos de vantagem sobre o Soutelense, embora tenha mais um jogo realizado. Na cauda da classificação, a Zona Fut continua sozinha no último lugar, sem qualquer ponto conquistado.

JS

Campeonato AFVC – Juniores Masculinos

Alvarães quase provoca um enfarte “nogueirês”

A formação de Joel Gonçalves pode não ter conseguido parar a máquina de Rui Paulo. No entanto, o Alvarães teve o mérito de assustar o campeão no seu próprio leito. Em Santa Marta, o Nogueirense venceu por cinco bolas a três, com bastante dificuldade o Alvarães. Ao intervalo, registava-se uma igualdade a três golos no marcador.

Os jovens de Alvarães vão provando de que será preciso contar com eles na discussão do título. Após os resultados verificados para a Taça da AFVC, poucos acreditariam num desfecho tão equilibrado. O certo é que a experiência acumulada no campeonato sénior vai dando os seus frutos na turma de Joel Gonçalves.

Apesar dos obstáculos criados ao Nogueirense, a vitória da formação da casa acaba por ajustar ao desenrolar do encontro. Depois de um primeiro tempo discutido palmo a palmo, onde se verificava um empate a três golos ao intervalo, os locais foram mais eficazes na etapa complementar. Com este triunfo, os jogadores de Rui Paulo saltam para a liderança, com os mesmo seis pontos e menos um encontro realizado que o Alvarães, segundo classificado.

De mal a pior vai o Anha. A equipa de Manuel Ribeiro continua sem acertar o passo. Em Monte da Ola, os canarinhos voltaram a ser surpreendidos pelo Ambos os Rios por sete bolas a quatro. Os encarnados seguram desta forma o terceiro posto, com três pontos, relegando o submarino amarelo para o quarto lugar, sem qualquer ponto conquistado.

JS

Advertisements

Um pensamento sobre “Fichas e artigos de jogo – Futsal

  1. Desde ja os nossos parabens pelo vosso site, so queria-mos referenciar que na partida do ARA com Alvarães apenas foi um guarda redes e 7 jogadores seniores, pois os juniores nao podiam devido ao espaço de tempo necessario para jogarem no domingo de manha não ser o que a lei permite. Se puderem rectifiquem a noticia. Obrigado A.D.C.A!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s