Fichas e artigos de jogo – Futsal

Campeonato Nacional

Triunfo que tem tanto de saboroso como de suado

O Nogueirense provou que ainda podem contar com ele na luta pela manutenção no Campeonato Nacional da II Divisão. O emblema de Nogueira regressou às vitórias quando mais precisava delas. Na recepção ao Farlab, os três pontos apenas foram garantidos a 50 segundos do fim, colocando justiça no marcador, neste jogo da 15ª jornada.

Com a intenção de mexer com a sua equipa, Godofredo Novo voltou a mexer no seu cinco inicial. Titular pela segunda vez consecutiva, Gomes marcou no minuto inicial, concluindo uma jogada individual. A turma da casa galvanizou-se, procurando aumentar o placard. No entanto, mais tentos chegaram apenas para os visitantes. Primeiro de bola parada e logo a seguir em contra-ataque, os forasteiros deram a cambalhota no marcador antes do intervalo.

Com a aquisição de Márcio, no mercado de Inverno, o Nogueirense optou por jogar da forma clássica, com um pivô mais posicional. Na etapa complementar, uma jogada simples entre Márcio e Agra possibilitou o empate. A turma de Nogueira nunca baixou os braços e já perto do fim, no sítio certo, Jorginho empurrou para o fundo das redes contrárias.

Com menos uma partida realizada, o Nogueirense ainda segue no último lugar da prova, no entanto, está a apenas sete pontos da linha de água. Ainda há muito campeonato pela frente, contudo este triunfo será um tónico importante para as jornadas que restam, O Farlab segue tranquilo a meio da tabela.

JS

Santa Luzia afunda-se em sua casa

A formação de Pedro Ferreira está cada mais entalada no último lugar da série A, do Campeonato Nacional da III Divisão. Em Monserrate, o Santa Luzia foi derrotado pela margem mínima (4-5) pelo ARCA, em partida da 16ª jornada. Os vianenses perderam na luta com um adversário directo, averbando a nona derrota consecutiva. Sem rubricar uma grande exibição, o conjunto local até fez por merecer outro resultado, no entanto os erros defensivos voltaram a ser decisivos. A vida santaluziense fica cada vez mais complicada, com a linha de água a ser cada vez mais ser uma miragem.

JS

Campeonato AFVC – Seniores Masculinos

Nem a aura do derby apagou a chama do líder

O Ambos os Rios colocou um ponto final no estado de graça do Cidadelhe. A formação da Barca vinha de cinco vitórias consecutivas. No entanto, nesta 16ª jornada, o conjunto Marino Sendão voltou a vencer o duelo de Ponte da Barca. Uma partida equilibrada, onde o comandante do campeonato de futsal da AFVC venceu com naturalidade.

Este era um encontro que iria identificar em que ponto está o dono do primeiro lugar à entrada para a segunda volta. Neste jogo, o goleador de serviço, Zeze preocupou-se mais em estar ao serviço do colectivo, remetendo para Frig a responsabilidade de visar as redes contrárias. O experiente jogador encarnado esteve à altura do desafio, bisando no encontro. Pedro e Renato fecharam as contas para o Ambos os Rios que averbou a sua sexta vitória em casa, a 13ª na competição.

Após a escalada do nono ao quinto lugar, o Cidadelhe conheceu a primeira travagem a fundo do novo ano. No entanto, o conjunto de Constantino Azevedo vendeu muito cara esta derrota, tendo desperdiçado várias oportunidades de golo. Quem não marca, arrisca-se a sofrer, acabou por ser esse o desfecho.

Com este triunfo, o Ambos os Rios segura a sua vantagem, tendo mais um jogo realizado e seis pontos a mais que o Fontão. Esta ronda foi bem menos produtiva para o seu opositor já que caiu do quinto para o oitavo lugar, com 24 pontos, no entanto a apenas dois do trio que segue à sua frente.

JS

Vitória arrancada a ferros

No início da segunda volta, o Fontão voltou a sentir grandes dificuldades para bater o pé aos Amigos de Sá, por quatro bolas a duas. O segredo do triunfo dos pupilos de José Luís esteve na eficácia das bolas paradas, onde Bruno esteve intratável. Com esta vitória, o emblema limiano mantém as suas aspirações intactas na luta pelo primeiro lugar.

Depois de empatar no reino do comandante, o Fontão estava proibido perder pontos na deslocação ao Municipal dos Arcos de Valdevez. Os visitantes entraram em campo à procura, tento esse que chegou pelos pés de Bruno. A perder, a turma da casa apostou no jogo directo e tirou os seus dividendos, conquistado uma grande penalidade e um livre directo, no entanto, Neca defendeu ambos, mantendo-se a vantagem mínima ao intervalo.

Sem desmoralizar, os Amigos de Sá viriam a dar a cambalhota no marcador, em menos de um minuto. Em duas jogadas de superioridade numérica, os homens da casa alcançaram a liderança no marcador. Contudo, os limianos não se deram por vencidos e ainda foram a tempo de conquistar mais três pontos. Bebé, na conversão de uma grande penalidade, e Bruno, na transformação de dois livres directos, estabeleceram o placard final.

Após uma partida, onde a arbitragem foi muito contestada, o Fontão continua a seis pontos, e menos um jogo, que o líder Ambos-os-Rios. Por seu lado, os Amigos de Sá atrasaram-se na luta pelo pódio, estando em quarto lugar a três pontos do Ponte da Barca:

JS

Canarinhos de regresso ao velho estilo

De regresso ao campeonato, após folga no final da primeira volta, os pupilos de Agostinho Silva conseguiram a segunda vitória consecutiva, ambas com a mesma marca (6-3). O submarino amarelo ainda foi atingido com um torpedo, dando a volta ainda antes do intervalo. Na segunda metade, o mágico Xona voltou a fazer das suas acentuando o predomínio amarelo no placar.

Um Anha renovado foi aquele que iniciou o encontro no Municipal de Caminha. Uma equipa com os olhos centrados na baliza de Rique. Com Martinho em plano de evidência, pela solidez que emprestou à equipa, o conjunto de Vila Nova de Anha dispôs de algumas hipóteses para marcar. Bem fechados a defender, o ARA soube ser letal no contra-ataque, chegando dessa forma ao golo.

Porém, o protagonista da tarde não estava pelos assustes. Xona tratou de empatar a partida de seguida. Pouco depois, de livre directo, foi Ruben que deu vantagem ao Anha. O descanso não parou a fome de bola do Anha, com Xona e Hugo a darem mais expressão ao domínio forasteiro. O ARA voltou à carga e ainda conseguiu reduzir. E quando os donos da casa preparavam o ataque final, Manel deu a estocada final com dois tentos. Até final, registo apenas para o golo de Cleno.

Com este triunfo, o Anha recuperou o quinto lugar, tendo a companhia de Neiva e Cais Novo que somam os mesmo 26 pontos que os canarinhos. Bem mais abaixo na classificação, encontra-se o ARA, na 13ª posição, com apenas 12 pontos.

JS

Monção regressa aos triunfos

O jejum de vitórias monçanenses já durava há quase mês e meio, distribuídos por quatro jornadas. No entanto, o emblema de Monção quebrou a tendência ao vencer na recepção ao Alvarães, por seis bolas a quatro. Numa partida da 16ª jornada, bastante equilibrada, a maior experiência dos locais acabou por ser determinante no desfecho final.

Esta foi apenas a segunda vitória na condição de visitado do Monção. Até à presente ronda, os monçanenses só haviam derrotado o lanterna vermelha no seu reduto, em sete jogos realizados. Depois de conquistar o seu primeiro triunfo na prova, a turma de Joel Gonçalves voltou a mostrar que a sua juventude poderá fazer estragos no futuro. No entanto, averbou nova derrota, não obstante da boa exibição realizada.

Uma das grandes desilusões deste campeonato, o Monção segue no décimo lugar, com os mesmos 19 pontos que o nono, Cerveira. Por seu lado, o Alvarães segue no penúltimo lugar.

JS

Neiva aplica chapa quatro ao “rival” Lavradas

O Neiva conseguiu vingar-se da eliminação da Taça AFVC, ao vencer no seu pavilhão o Paço Lima. A vitória por quatro golos sem resposta do emblema de Sandiães não deixa margem para dúvidas. Após um período onde esteve invicto, por mais de um mês, a turma de Dionísio Abreu averbou novo desaire.

Estas duas formações são duas velhas conhecidas. Tal como na época anterior, os dois conjuntos encontraram-se nas meias-finais da presente edição da Taça AFVC. O Paço Lima levou sempre a melhor. Contudo, este pendor histórico não intimidou a equipa de Filipe. Mais concentrados e organizados, os homens da casa venceram um jogo complicado.

O Lavradas foi uma sombra daquilo a que já nos habituou, com algumas falhas defensivas, fruto de alguma desconcentração. No ataque, a sorte não esteve com os jogadores de Ponte da Barca. No final, a derrota pesada, por quatro a zero, premiou os da casa, castigando os visitantes.

Desde Novembro sem conhecer a derrota, no campeonato, o Neiva já está no sexto lugar, com os mesmos 26 pontos de Anha e Cais Novo. Sem vencer há três rondas, o Paço Lima viu a sua recuperação esfumar-se, quedando-se no 12º posto.

JS

Goleadas regressam ao Municipal de Ponte da Barca

O Ponte da Barca não entrou em facilitismo na recepção ao último classificado do campeonato de futsal da AFVC. A jogar em casa, a turma da Barca venceu de forma categórica, por dez bolas a duas, alcançando a terceira consecutiva na prova. O emblema de Valença pouco ou nada pôde fazer impedir o terceiro classificado de somar mais três pontos.

Este era um jogo crucial para a luta pelo lugar mais baixo do pódio. Proibido de perder pontos, o Ponte da Barca entrou de forma decidida em campo. A história de uma partida com via única para a baliza de Valença confunde-se com os tentos dos homens da casa. Os visitantes nunca baixaram os braços, procurando equilibrar as contas, conseguindo uma diferença no marcador menor que o jogo da primeira volta.

Este triunfo permitiu ao Ponte da Barca isolar-se no terceiro lugar, tendo agora mais três pontos que os Amigos de Sá. Apenas com um ponto conquistado, a Zona Fut continua dona e senhora da lanterna vermelha.

JS

Paz e sossego voltam ao lar do Cais Novo

O Cais Novo voltou a reencontrar-se neste campeonato de futsal da AFVC. Desde o início de Novembro, do ano passado, que o conjunto verde e branco não somava duas vitórias consecutivas. Na recepção ao Cerveira, os golos da vitória apenas surgiram no segundo tempo, a tempo de os verdes construírem um triunfo por três bolas a zero.

O primeiro tempo não deixou saudades aos espectadores que deslocaram a Monte da Ola. A equipa de Paulo Morais preocupou-se, essencialmente, em fazer uma gestão correcta da posse de bola sem criar grandes situações de golo. Os visitantes apostaram em surpreender no contra-ataque, sem efeitos práticos.

O descanso parece ter despertado as duas formações. Os donos da casa virão o guardião Vítor negar-lhes o golo num par de ocasiões. Na outra baliza, foram os postes a socorrer o guarda-redes Bruno. A vitória veio da magia dos pés de Mingos que apontou os seus dois primeiros golos no campeonato. Em cima minuto 60, Jota arrumou a questão.

Estes três pontos dão a oportunidade de o Cais Novo reentrar na discussão do quinto lugar. A turma de Paulo Morais está no sétimo lugar, com os mesmos pontos de Neiva e Anha. O Cerveira perdeu o comboio desta luta, estando um pouco mais abaixo em nono, com menos sete pontos.

JS

Campeonato AFVC – Seniores Femininos

Campeão impõe-se no Inferno de Monserrate

O Soutelense mantém-se como uma das bestas negras do Santa Luzia. A formação auri-negra voltou a sair derrotada, agora por quatro golos sem resposta, no confronto com o emblema de Freixieiro de Soutelo. Em partida antecipada da nona jornada do Campeonato Feminino de Futsal da AFVC, as campeãs distritais entraram bem no encontro, marcando cedo. A jogar fora de portas, o Soutelense soube gerir a posse da bola, alcançando a quinta vitória no campeonato. Este triunfo soutelense reduz a desvantagem para três pontos para o líder, Castanheira. O Santa Luzia falhou o assalto aos dois primeiros, embora segurando o seu terceiro lugar.

Campeonato AFVC – Juniores Masculinos

Vitória sobre Paço Lima vale salto para a liderança

O inesperado aconteceu mesmo. O Alvarães ascendeu ao comando do campeonato distrital júnior de futsal da AFVC, após a quarta jornada. A turma de Joel Gonçalves venceu o Lavradas, aproveitando da melhor forma o empate do Nogueirense no reduto do Ambos os Rios. De destacar ainda que os meninos de Ponte da Barca apontaram o seu primeiro golo na prova.

O conjunto de Monte da Ola vai semeando o pânico neste seu regresso às competições jovens da AFVC. Alexandre e Vasco deram expressão ao domínio dos locais. O Paço Lima apresentou-se em Monte da Ola para discutir o resultado. E pese embora todas as suas limitações, certo é que os pupilos de Dionísio Abreu não andaram longe de causar surpresa.

Na classificação, o Alvarães reassumiu a liderança do campeonato, com nove pontos, mais dois que o Nogueirense. No entanto, convém realçar que o emblema orientado por Joel Gonçalves soma mais uma partida realizada. Por seu lado, o Paço segue na lanterna vermelha, sem qualquer ponto conquistado.

Segunda parte trama campeão

Ao intervalo do encontro do Municipal da Barca, o Nogueirense vencia três bolas a zero. Poucos acreditariam noutro desfecho que não fosse a vitória forasteira. Contudo, o Ambos os Rios alcançou um precioso empate a três golos, mantendo assim uma ténue esperança de poder discutir o título distrital.

Uma etapa inicial de sonho permitiu à equipa de Rui Paulo marcar três golos e ainda esbanjar mais um par de boas ocasiões para dilatar a vantagem. Após o descanso, surgiram os pontos de viragem do jogo. As expulsões de Fábio e Jota enervaram o campeão que permitiu que os encarnados conquistassem uma igualdade.

Este empate derruba o Nogueirense da liderança, caindo para a segunda posição, com menos dois pontos que o comandante Alvarães. No entanto, o emblema de Nogueira tem menos um encontro realizado, podendo recolocar-se no primeiro posto, caso vença o Anha. Todavia, para a deslocação a Monte da Ola apenas dispõe de seis jogadores de campo. O Ambos os Rios queda-se no terceiro lugar, com quatro pontos, a três do seu adversário desta ronda e a cinco do Alvarães.

JS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s