Agenda fim-de-semana – Futsal – 13 Fevereiro

Campeonato Nacional

Entre as batalhas da manutenção e as lutas da subida, salvem-se os vianenses

Neste final de semana, as equipas de Viana do Castelo terão missões bem distintas nos Campeonatos Nacionais das II e III divisões. O Nogueirense enfrenta uma curta, mas dificílima viagem até Vila do Conde, enquanto o Santa Luzia joga quase tudo ou nada na visita ao reduto do Amanhã da Criança. Pontuar é imperioso, vencer é um desejo que daria uma lufada de ar fresco nesta altura da competição.

É no mínimo ingrata a partida que o Nogueirense terá de realizar no pavilhão do Rio Ave. Os vilacondenses são vice-líderes, estando proibidos de perder pontos na corrida por um lugar no principal escalão da modalidade. O Rio Ave ainda não perdeu neste campeonato, cedendo apenas um empate em sete jogos disputados em casa.

Para esta 16ª  jornada, o emblema de Nogueira terá de entrar concentrado a defender, tentando aproveitar os erros contrários no contra-golpe. O pontapé de saída está marcado para as 16h30 de sábado.

Por seu lado, o Santa Luzia terá um encontro de responsabilidade acrescida. Nova derrota pode significar o adeus ao sonho permanência, ainda que não matemático. Como curiosidade, recorde-se que os vianenses são o melhor ataque, de entre as equipas que militam na zona vermelha da classificação da série A, da III divisão.

Golos precisam-se e se forem na baliza do Amanhã da Criança tanto melhor porque podem despertar novas esperanças para o amanhã do Santa Luzia. A boa notícia para os adeptos santaluzienses é que foi precisamente frente a esta formação que a formação de Viana do Castelo conquistou o seu único triunfo. A partir das 18h30, de sábado, pode assistir-se a este duelo na Maia.

JS

Campeonato AFVC – Seniores Masculinos

Disputa pelo queijo limiano prende todas as atenções

O prato forte da 17ª jornada do Campeonato de Futsal da AFVC será o derby limiano, disputado em Fontão. O Neiva desloca-se ao reino fontanense, numa partida com todos os ingredientes para um excelente espectáculo. Na ementa desta ronda, há ainda dois pratos a ter em atenção: a recepção do Cerveira ao Ponte da Barca e a deslocação dos Amigos de Sá ao reduto do Cidadelhe. Ao líder, Ambos-os-Rios, calhou em sorte a tenra carne de Alvarães. Todos os encontros serão realizados na tarde de sábado, com o ARA a folgar nesta ronda e podendo saborear à vontade o sábado gordo.

Em Freixo, o emblema de Sandiães pode gabar-se de ter sido a primeira equipa a roubar pontos à turma de José Luís, caindo a pique na classificação após esse feito. Agora, uma volta depois, o Neiva segue no sexto lugar enquanto o Fontão é segundo. Pelas 17 horas de sábado, aguarda-se um jogo onde ambos os conjuntos cerram o punho na busca dos três pontos. Os “verdinhos” estão há três jornadas sem conhecer o sabor da derrota, enquanto os rapazes de Sandiães vão para mais de dois meses sem perder.

Esta jornada parece ter reservado um passeio ao comandante. O Ambos-os-Rios visita Monte da Ola, para defrontar o penúltimo classificado, Alvarães. No entanto, os encarnados precisam de encarar este adversário com todo o respeito. Os jogadores de Joel Gonçalves estão em clara ascensão de forma, querendo-o provar a partir das 16 horas de Sábado.

A luta pelo terceiro posto terá mais um capítulo interessante a seguir. O Ponte da Barca visita a casa do Cerveira, pelas 17 horas. Em sete partidas realizadas na condição de visitado, os laranjas apenas perderam por uma vez, logo na ronda inicial aos pés do Cais Novo, vencendo em quatro ocasiões. A jogar fora de portas, o Ponte da Barca não se costuma sair nada mal. Conta somente uma derrota, alcançada na visita ao Anha, contrabalançada pelas cinco vitórias em setes partidas disputadas nessa condição.

Duas horas mais tarde, os Amigos de Sá vão medir forças com o Cidadelhe, no Municipal da Barca. Duas formações que têm surpreendido, pela positiva, neste campeonato. Recorde-se que os arcoenses já têm três pontos de atraso para o terceiro lugar, enquanto o conjunto de Constantino Azevedo não poderá perder mais pontos, sob pena de perder o comboio do quinto lugar.

Em Monte da Ola, o Anha irá defrontar o Monção, pelas 18 horas. Só  o triunfo interessa ao submarino amarelo para poder continuar à  frente do mini pelotão que o persegue, podendo tirar dividendos de um eventual tropeção dos da frente. A equipa de Agostinho Silva já derrotou os monçanenses nas duas ocasiões em que se defrontaram. À terceira, será que o Monção poderá festejar uma vitória?

A findar a ronda, pelas 21 horas em Ponte da Barca, haverá um encontro entre dois conjuntos que têm vindo a desiludir neste campeonato. O finalista da Taça AFVC recebe um Cais Novo que voltou a conseguir vencer de forma consecutiva. Após a quadra natalícia, o Paço Lima têm apresentado um nítido abaixamento exibicional que fica espelhado na série negra de resultados. Por motivos diferentes, contudo a vitória é imprescindível a qualquer uma das equipas, antevendo-se um disputado jogo de futsal.

A lanterna vermelha, Zona Fut, procura vingar a derrota da primeira volta na recepção ao Atlético de Caminha. O encontro está agendado para as 18 horas. A diferença pontual ainda é grande, no entanto, o emblema valenciano tem lutado pela sua primeira vitória. Será que é desta? Com certeza que o Caminha não partilha a mesma ideia, querendo somar mais três pontos para trepar mais alguns lugares na classificação.

JS

Época de acertar calendário

Apesar do feriado, Fontão e Caminha não descansam. Aproveitando a vaga no calendário competitivo, os dois emblemas vão poder terminar o jogo que principiaram a 31 de Outubro. Recorde-se que nesse húmido sábado a partida foi interrompida aos dez minutos, com o resultado igualado a uma bola. Com início marcado para as 15h horas, a quinta jornada do campeonato será finalmente concluída.

Campeonato AFVC – Seniores Femininos

Campeão fica de fora a assistir à performance do líder

No regresso das emoções do campeonato feminino de futsal da AFVC, o Soutelense irá folgar na oitava jornada. Se as campeãs distritais ficam de fora da acção, o mesmo não de pode aplicar às comandantes da prova. O Castanheira visita o reduto do ARA numa partida onde é claramente favorita. Nos restantes encontros da ronda, o Santa Luzia desloca-se aos Arcos de Valdevez, enquanto o Lanheses vai a Valença.

Um registo só com vitórias. É este o pecúlio que o Castanheira apresenta à entrada da segunda volta do campeonato. Na deslocação ao terreno do ARA, não se espera outro desfecho que não seja a vitória courense. Contudo, a ARA já deu provas do seu valor tendo perdido apenas um jogo na condição de visitada, precisamente o último, na recepção ao Santa Luzia. A bola começará a rolar pelas 16 horas, no pavilhão de Vila Praia de Âncora.

Às 18 horas ocorre o encontro entre ARCAS e Santa Luzia. Em tempos passados, a formação arcoense chegou a ser um dos tubarões da competição, ocupando agora um modesto sexto lugar. Por seu lado, em ano de estreia, o Santa Luzia segura o lugar mais baixo do pódio, não querendo perder mais pontos para os da frente.

Em Valença, a fechar a ronda, a Zona Fut recebe o Lanheses. Um encontro onde as visitantes são claramente favoritas. Todavia, a turma da casa quererá com toda a certeza repetir as boas exibições das jornadas recentes, complicando assim a missão do quinto classificado.

JS

Campeonato AFVC – Juniores Masculinos

Poderá o campeão reocupar o seu trono?

Esta parece ser a maior questão da quinta jornada do Campeonato distrital júnior de futsal da AFVC. O Nogueirense recebe o Anha, em Santa Marta, e um triunfo colocará o emblema de Nogueira no comando da prova. O actual líder, Alvarães irá folgar nesta derradeira ronda da primeira volta. A apimentar a jornada haverá ainda o derby de Ponte da Barca. Recorde-se que ambos os encontros estão agendados para a manhã de domingo, pelas 11 horas.

Os pupilos de Rui Paulo terão uma das primeiras provas de fogo na presente temporada. O empate na casa do Ambos os Rios interrompeu uma série de vitórias consecutivas, que valeu a reconquista da Taça AFVC. Com Fábio e Jota de fora, por castigo, o Nogueirense dispões de apenas seis atletas de campo para a partida.

Do outro lado, estará um Anha bem distinto da temporada passada. Os canarinhos que ainda não pontuaram, têm vindo a desiludir, embora tenham menos dois encontros realizados. Esta poderá ser uma boa hipótese de os pupilos de Manuel Ribeiro colocarem um ponto final na onda de derrotas que atravessam.

À espera de um resultado menos conseguido dos detentores do título, estará o Ambos os Rios. Os encarnados defrontam o rival Paço Lima, no Municipal da Barca. Só o triunfo interessa à equipa de Marino Sendão para se colar, na melhor das previsões, ao Nogueirense. No entanto, o conjunto de Dionísio Abreu colocou em sentido o líder, na ronda anterior onde perdeu pela margem mínima.

JS

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s