Opinião P: Desporto de lazer vs Desporto de competição*

A EDV está de parabéns, consegue ao fim de tantos anos levar escalões a competir no nacional!

Em Viana, pela experiência que eu tenho, confunde-se formação com competição (nos escalões mais novos). Na minha maneira, humilde de pensar, a formação está associada à competição e não o contrário.

Enquanto fui jogador e agora como treinador sinto que os pais não têm estes conceitos bem definidos. Para mim o desporto deve ser visto de duas formas: desporto de lazer ou desporto de competição. Se os pais querem que os seus filhos pratiquem um desporto só porque é saudável, então devem pô-los em desportos sem competição. Se querem que entrem em competição então deverão colocá-los em clubes que disputem campeonatos. Na competição e quer se queira quer não, o objectivo é ganhar!

Ganhar mas não de qualquer forma ou a qualquer custo, aí é que também entra a formação. Nos meus jogos o que eu peço aos meus atletas é que eles se apliquem ao máximo, que se esforcem que “lutem” por cada bola e que sigam as minhas instruções. Não lhes peço a vitória mas sim que lutem por ela. Penso que com este discurso estou a formar jovens, não só para a vida desportiva mas também para o seu dia-a-dia.

*Pedro Neto

Treinador dos Infantis da EDV, ex-jogador de Hóquei em Patins

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s