Ídolos

O programa já terminou e não é dele que vou falar.

Quando se é criança/adolescente é natural que se desenvolva admiração e respeito por personalidades que se destacam naquilo que melhor fazem. Os ídolos da nossa juventude tanto são cantores, escritores, filósofos, familiares ou desportistas. Centre-mo-nos nos ídolos desportivos. Nas brincadeiras de agora há sempre alguém que grita: “eu sou o Cristiano Ronaldo”. Houve alturas em que se gritou “Eusébio”, “Carlos Lisboa”, “Obikwelu”, “Rosa Mota”, “Livramento”, “Joaquim Agostinho”. Estas referências desportivas são importantes não só para o desenvolvimento dos jovens mas também para a sobrevivência das modalidades. Se estes ídolos não existissem nenhum petiz iria querer pegar numa bicicleta, para um dia fazer um Tour melhor que Joaquim Agostinho. Os ídolos servem como modelos mas também estabelecem metas a serem atingidas e ultrapassadas.

Falta ao desporto vianense ídolos. Tivemos Manuela Machado. Temos Tiago. Depois há vários vianenses com resultados brilhantes noutras modalidades mas de que ninguém fala, pois não há um espaço que se interesse em falar deles. Não sendo conhecidos é complicado que esses vencedores se tornem referências e consigam motivar e cativar jovens.

Uma das formas de aumentar o interesse pela prática desportiva em Viana poderá passar pela aposta em nomes com créditos firmados que cativem os jovens. A Juventude de Viana ajuda a provar esta teoria. Disputa a primeira divisão. É a vice-campeã em título. Tem no seu plantel referências como Paulo Almeida ou o vianense Luís Viana. (Possível) consequência: este ano, as formações de iniciados e infantis da EDV conseguiram a qualificação para a fase nacional.

Aproveito para fazer o link para esta excelente reflexão de Rui Neto sobre a formação no hóquei em patins, no blogue da EDV.

Boa semana desportiva a todos!

José Domingos Ribeiro

responsável pelo DEV

editorial anterior

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s