Objectivos

É comum, no início de qualquer coisa, definir objectivos. No desporto, no início de uma nova época, a definição dos objectivos condiciona toda a realidade do clube/atleta. Se os objectivos são ambiciosos há que investir e ter um orçamento que permita continuar a sonhar. Se os objectivos forem mais modestos não se capricha tanto no planeamento e espera-se que as coisas corram bem. O pior quando se traçam os objectivos é quando, ainda a meio da época, se descobre que será completamente impossível atingi-los. Aí surgem as desculpas (ou é o modelo competitivo, ou as outras equipas tem muitas ajudas ou então a culpa é dos árbitros que condicionaram totalmente os resultados). Raramente um clube assume que errou no planeamento da época e que definiu objectivos inalcançáveis.

O Afifense e o VCV partiram para esta época com os mesmos objectivos, a manutenção. Se no VCV o objectivo mostrou-se ajustado à realidade da divisão, no caso do Afifense não. A formação de Afife verificou que era possível algo mais. Assim, apesar de ter preparado uma estrutura para procurar a manutenção, o Afifense acabou por intrometer-se na luta pelo acesso à subida de divisão. (In)felizmente, na última jornada a única formação sénior de andebol sénior masculino vianense não conseguiu a passagem à fase da subida. Com a manutenção praticamente garantida, os próximos jogos servirão para rodar o plantel e começar a preparar a próxima época. Já o VCV ainda procura atingir a meta da manutenção. Apesar desta ter estado à vista, nas últimas jornadas os vianenses deixaram voar a garantia da manutenção. Resta à formação de Viana, num mini-campeonato de quatro equipas, não ser a pior classificada!

Março é um mês decisivo para a maioria dos clubes seniores. Por um lado há uns que ainda lutam pelos seus objectivos, por outro (a grande maioria) já pode começar a planear a próxima época. Aos dirigentes que o começam a fazer, sejam realistas na hora de definir o que pretendem. Não tenham medo de voar alto mas mantendo os pés no chão!

Boa semana desportiva a todos!

José Domingos Ribeiro

responsável pelo DEV

editorial anterior

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s