Agenda fim-de-semana – Futsal – 20 Março

Campeonato Nacional

Procurar um triunfo que ajude a matemática da salvação

A esperança é a última a morrer. Nogueirense e Santa Luzia vêem as suas aspirações de manutenção cada vez mais garantidas na lógica da matemática. Perante adversários bracarenses, os emblemas de Viana do Castelo procurarão uma vitória que devolva algum oxigénio às suas aspirações. O favoritismo não alinhará do lado das formações de Godofredo Novo e de Pedro Ferreira, contudo a necessidade obriga a superar esses condicionalismos.

A equipa de Nogueira viaja até ao reduto do Nogueiró, na 20ª jornada do campeonato nacional da II divisão. Em último lugar no campeonato, a igualdade alcançada com a Juvenorte foi um passo atrás na caminhada vianense. O conjunto de Braga ocupa o sexto lugar, longe das aflições da descida, todavia o seu pecúlio caseiro é pior que o do Nogueirense. Em nove partidas realizadas no seu pavilhão, o Nogueiró venceu apenas três. A partir das 18 horas, o Nogueirense terá 40 minutos para somar mais três pontos na fuga à despromoção.

À mesma hora, mas em Monserrate, a contar para a 21ª jornada do campeonato nacional da III divisão, o Santa Luzia recebe um dos candidatos à subida, o Contacto. A missão auri-negra não se antevê nada fácil. Para piorar a situação, os vianenses vêem-se na iminência de ver a sua descida consumada, em termos matemáticos. Uma realidade complicada que poderá servir de motivação aos pupilos de Pedro Ferreira para alcançarem a terceira vitória da época.

JS

Campeonato AFVC – Seniores Masculinos

Previsão de “mau tempo” agita deslocações de Ambos os Rios e Fontão

A jornada número 22, do campeonato de futsal da AFVC, não será totalmente tranquila para os dois primeiros classificados. Os encarnados viajam até Arcos de Valdevez, enquanto os limianos terão direito a visitar Vila Nova de Cerveira. Além deste par de encontros, há ainda a escaldante recepção do Ponte da Barca ao Anha, em mais um capítulo da luta pelo terceiro lugar. A ronda será jogada na sua totalidade no Sábado.

Em ano de estreia nas competições da AFVC, a formação de Filipe Pereira tem surpreendido tudo e todos. Após uma primeira volta em grande, onde conquistou o quarto posto, o emblema arcoense está em nítida quebra de rendimento. Os Amigos de Sá vêm de três derrotas consecutivas e um triunfo sobre o líder poderia devolver o ânimo para o que resta da prova. Realce para as seis vitórias que a formação arcoense conquistou em dez jogos no Municipal dos Arcos de Valdevez. O líder do campeonato desejará manter-se a salvo de qualquer percalço, partindo com natural favoritismo. A bola começará a rolar a partir das 19 horas.

A formação do Cerveira Futsal, outros dos estreantes nas provas da AFVC, tem um pecúlio de assinalar quando joga intra-muros. Em nove encontros realizados, no Municipal de Cerveira, os pupilos de Sara Almeida apenas perderam em duas ocasiões, e nunca por mais de quatro golos. A missão do Fontão não se afigura fácil, contudo, só o triunfo interessa às hostes limianas para não perderem o barco do título. O pontapé de saída está agendado para as 17 horas.

À mesma hora, no Municipal da Barca, Ponte da Barca e Anha irão medir forças pelo lugar mais baixo do pódio. A equipa da casa quererá fazer esquecer a derrota no terreno do Alvarães. Sem vencer há três encontros, os homens da Barca desejam manter uma posição firme no terceiro posto. Por seu lado, os canarinhos parecem ter exorcizado os fantasmas do passado, após uma boa vitória no derby com o Cais Novo. Mesmo assim, a irregularidade da turma de Agostinho tem custado alguns dissabores. Espera-se uma boa partida de futsal, com muitos golos há mistura.

Em Monte da Ola, pelas 18 horas, o Cais Novo tem uma soberana oportunidade para se reconciliar com as vitórias. O conjunto verde e branco recebe o ARA, uma equipa que segue no antepenúltimo lugar da classificação. A irregularidade do emblema caminhense fica expressa nos seus dois recentes resultados, tendo conquistado uma boa vitória no campo dos Amigos de Sá e sendo goleado pelo Neiva uma semana depois. À mesma hora, o Neiva defronta o Monção, em Freixo. Um (re)encontro de velhos conhecidos, onde de um lado estará o quinto classificado e melhor defesa e, do outro lado, uma equipa muito experiente e matreira, porém está a realizar uma temporada longe da produção de outros tempos.

A ronda abrirá com um duelo da parte baixa da tabela, às 15 horas. No Municipal de Caminha, o Atlético local enfrentará o Alvarães. As duas equipas vêm de vitórias moralizadoras, diante de Cidadelhe e Neiva, respectivamente. Os locais tem uma enorme vantagem sobre o conjunto de Joel Gonçalves, tendo goleado na primeira volta. O Alvarães pretende apagar a imagem deixada nessa partida onde perdeu por oito golos sem resposta. Ferido no seu orgulho, o Cidadelhe visita o reduto da lanterna vermelha. Apesar das recentes exibições da Zona Fut, os pupilos de Constantino Azevedo partem como favoritos no encontro de Valença.

JS


Campeonato AFVC – Seniores Femininos

Comandante à procura do título em Lanheses

O Castanheira poderá festejar a conquista do campeonato de futsal feminino da AFVC no Pavilhão da Casa do Povo de Lanheses. Para que tal aconteça, o líder da competição terá de vencer o Lanheses, para não ficar dependente de mais resultados. À espera de um milagre, o Soutelense visita o reduto ARA, enquanto o Santa Luzia desloca-se a casa da lanterna vermelha. A ronda será jogada na íntegra no Sábado, sendo a vez da ARCAS folgar.

Na 13ª e penúltima jornada do campeonato, o Castanheira poderá abrir o champanhe. O emblema de Paredes de Coura parte com todo o favoritismo, na deslocação ao reduto do quarto classificado. Como se não bastasse o facto de apenas ter cedido um empate, em casa, a formação courense terá de medir forças com uma equipa que apenas venceu uma partida nos cinco jogos realizados na sua casa. A bola começará a rolar a partir das 15 horas.

Pelas 19 horas, no Municipal de Caminha, as ainda campeãs em título, jogam perante o ARA. À hora do início deste encontro, o Soutelense poderá já estar arredado da discussão do título, no entanto, o emblema de Freixieiro de Soutelo quererá somar mais três pontos. Por seu lado, o emblema de Caminha desejará conquistar um triunfo que lhe possa valer o salto para o quarto posto, beneficiando de um eventual tropeção do Lanheses.

No Municipal de Valença, o Santa Luzia procurará confirmar o seu favoritismo diante da lanterna vermelha do campeonato. As auri-negras vêm de um empate caseiro surpreendente, com o Lanheses. Arredadas da luta pelo segundo lugar, as vianenses não quererão desperdiçar a oportunidade de somar mais uma vitória. Do outro lado, estará um conjunto valenciano ainda há procura dos primeiros pontos nas competições da AFVC.

JS

Taça AFVC – Seniores Femininos

Campeonato AFVC – Juniores Masculinos

Nogueirense a um passinho da festa do título

A formação orientada por Rui Paulo poderá sagrar-se, este domingo de manhã, campeão da AFVC de futsal, em juniores. Para que a festa rebente, em Nogueira, os actuais campeões terão de derrotar o Ambos os Rios, em jogo da nona jornada da prova. Contudo, o Nogueirense poderá dispensar a vitória, festejando na mesma o título, desde que “imite” o resultado que o Alvarães alcançar na sua deslocação ao Municipal da Barca. Ambos os encontros estão aprazados para as 11horas da manhã de Domingo.

O Nogueirense é amplamente favorito na recepção ao Ambos os Rios. Esta partida será uma reedição da final da Taça da AFVC, onde o clube de Nogueira foi mais forte, arrecadando o troféu. Perante os encarnados, o Nogueirense tem todas as condições para voltar a celebrar a conquista do campeonato de júnior. Contudo, fica o alerta vermelho: foi precisamente frente a este adversário que o Nogueirense cedeu o seu único empate na temporada, tendo vencido os restantes encontros.

No entanto, a vitória pode nem ser necessária, bastando apenas somar o mesmo resultado que o segundo classificado, Alvarães, arrancar na visita reduto do Paço Lima. A equipa de Joel Gonçalves é favorita na deslocação ao terreno do Lavradas, último da classificação, que averbou apenas derrotas na corrente época. Resta acrescentar que o Anha irá folgar nesta ronda.

Tarde de domingo engrandecida com futsal de primeira

É pouco habitual na AFVC o futsal encher o domingo, dia dedicado ao futebol 11. Não há regra sem excepção, e este domingo haverá dois encontros importantíssimos de futsal. Assim, as partidas entre Fontão e Ponte da Barca, em masculinos, e Soutelense e Santa Luzia, em femininos, serão jogadas se estiverem reunidas as condições climatéricas e do piso dos pavilhões para a prática do futsal.

No campeonato de futsal da AFVC, o Fontão defronta o Ponte da Barca, jogo em atraso da 19ª jornada. A partir das 17 horas, no Gimnodesportivo de Fontão, irão medir forças segundo e terceiro classificados da competição rainha de Viana do Castelo. A equipa de José Luís está proibida de perder pontos na corrida ao título. Em caso de vitória nos dois encontros deste fim-de-semana, poderão encurtar para dois pontos a desvantagem para o líder do campeonato, ficando com um jogo a mais. Com 13 pontos de diferença, para o emblema de Ponte de Lima, aos homens da Barca resta triunfar para segurar o terceiro posto.

À mesma hora, no Pavilhão de Vila Praia de Âncora, Soutelense e Santa Luzia jogarão a meia-final da Taça AFVC feminina. O vencedor irá discutir a final com o Castanheira, no Municipal de Caminha, a três de Abril. A formação de Freixieiro de Soutelo garantiu o segundo lugar na fase de grupos da Taça, beneficiando assim do factor casa no embate de domingo. Esta época, as duas equipas já se defrontaram em três ocasiões, com duas vitórias favoráveis ao Soutelense para o campeonato. Na Taça, o Santa Luzia arrancou uma igualdade no local da partida das meias-finais.

JS
Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s