Pensar (n)o que se faz

Já o afirmei aqui: uma boa planificação e organização ajudam a que se atinja o sucesso. A AFVC entende o contrário e o futsal vianense assiste à mesma triste história ano após ano. Equipa que sobe ao campeonato nacional, desce logo de seguida. Foi assim com o Cais Novo, com o Monção, com o Santa Luzia e com o Vianense. O que falha nestes projectos? Dinheiro não deve ser. Vontade de jogadores e dirigentes também não. Arrisco dizer: falta de cooperação por parte da AFVC, que não ajuda à organizar um campeonato competitivo que permita aos clubes crescerem e desenvolverem-se.

Aos clubes é permitido inscreverem-se sem treinador. Os jogos não têm tempo cronometrado. O primeiro passo para ajudar a desenvolver o futsal vianense parece ter sido dado, a implementação gradual mas obrigatória da formação. Não adianta à AFVC sacudir a água do capote, desculparem-se que sozinhos não podem fazer tudo, que os clubes têm de intervir. Porque nesta fase convém lembrar os juniores do Nogueirense. Campeões há nove anos, sempre com fracas prestações na Taça Nacional. Culpa do clube? Decerto que não, pois estamos a falar do clube que chegou à primeira divisão, oferecendo estrutura semelhante a seniores e juniores.

Um exemplo contrário pode-se encontrar no basquetebol. A Associação de Basquetebol de Viana do Castelo e as demais espalhadas pelo país pensam no futuro. Por isso, em qualquer distrito do país começam cedo as actividades para as crianças. O mini-basquete é o primeiro contacto que muitos jovens têm com o desporto. Organizando fins-de-semana desportivos, é de pequeninos que as crianças começam a praticar e gostar do basquetebol. Depois, já com 14 e 16 anos é vê-los a disputar com alegria os campeonatos nacionais inter-selecções, na Festa do Basquetebol. Apesar dos resultados globalmente negativos deste ano, a participação vianense aprendeu nesta festa a preparar o futuro. Esse futuro começa já esta semana a ser preparado porque em vez de teorizar, há que fazer. E eles fazem.

Boa semana desportiva a todos!

José Domingos Ribeiro

responsável

editorial anterior
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s