O desporto em família

Há quem afirme que tem uma família em casa e outra no balneário. Esta afirmação acaba, muitas vezes, por ter de ser lida de forma linear. Quantos casos são conhecidos de pais e filhos no mesmo clube. Em Viana, há vários exemplos de tal situação em diversas modalidades, confundindo-se, muitas vezes, as ligações familiares com os clubes.

Apesar dos vários momentos de particular união e beleza que esta proximidade permite, este cenário, por vezes, causa grandes transtornos aos jovens atletas. “Só jogas porque o teu pai é o treinador!” deve ser das piores frases que um miúdo pode ouvir. Os adolescentes são particularmente cruéis, podendo-se até usar definir esta situação com um termo em voga, pelos piores motivos, na sociedade actual, bullying, neste caso desportivo.

Entendo que uma boa educação passa também por uma forte formação desportiva. Enquanto espaço privilegiado de desenvolvimento físico, no desporto os jovens também aprendem valores sociais e descobrem formas de enfrentar o imprevisto, estimulando o seu crescimento. Por isso, é com bons olhos que vejo famílias no desporto pois, além de promover a interacção dos seus petizes, cria elos tais como a camaradagem. Não convém também esquecer que tal facto aumenta em várias horas o tempo útil de relacionamento entre pais e filhos, num mundo que cada vez afasta os progenitores da descendência.

Boa semana desportiva a todos!

José Domingos Ribeiro

responsável pelo DEV

editorial anterior

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s