Agenda fim-de-semana – Basquetebol – 24 Abril

Vianenses em roda vida

Os juniores da EDV terão direito a mais uma jornada dupla este fim-de-semana. Galitos e FC Porto são os senhores que se seguem, na nona e décima jornadas do Campeonato Nacional. Trata-se de dois adversários complicados, no entanto, à luz da exibição realizada pela EDV na recepção ao Vasco da Gama, terão de suar para bater o pé aos vianenses.

A tarde de Sábado será preenchida com a viagem a Aveiro, onde pelas 16 horas, a EDV defronta o Galitos. O quinto classificado desta competição nacional sentiu algumas dificuldades para bater os vianenses no seu reduto, por isso a missão não será fácil.

No dia seguinte, às 15 horas, Santa Maria Maior será o palco do duelo com o FC Porto. Pretendentes ao trono nacional, os dragões estão proibidos de perder pontos, sob pena de se atrasarem ainda mais para a liderança. Os azuis e brancos seguem no terceiro lugar.

Curiosamente os adversários desta ronda dupla dos auri-negros defrontaram-se, na semana passada, com vitória a sorrir à equipa azul e branca.

Dar o litro para borratar a vitória de amarelo e negro

As equipas de cadetes da EDV continuam a piscar o olho à liderança na Taça Nacional do escalão. Os rapazes terão jornada dupla, recebendo a modesta ED Bragança e deslocando-se ao reduto líder Telecom Coimbra. As meninas têm uma longa viagem até Pombal. As vitórias são essenciais na corrida auri-negra até ao topo.

A formação masculina terá dois encontros de graus opostos, na oitava e nona jornada da Taça Nacional. No Sábado, os vianenses medem forças com a sua congénere de Bragança. A partida de Monserrate, com início marcado para as 15 horas, é acessível perante o oitavo classificado, que venceu somente um dos seis encontros realizados.

A viagem a Coimbra será bem mais complicada, constituindo o primeiro teste a sério dos auri-negros. O Telecom lidera a prova, zona norte, contanto apenas com vitórias. O jogo está agendado para a manhã de Domingo (11h30), naquele jogo onde os dois galos da competição irão competir pelo poleiro.

A tarefa das meninas da EDV, na tarde de Sábado, será bem mais acessível, uma vez que terão pela frente o sétimo classificado da sua Taça Nacional. A longa viagem poderá ter influência na partida de Pombal, contudo nada que atrapalhe o favoritismo auri-negro. O triunfo vianense é vital para a luta pelo primeiro lugar.

Opositores de peso para testar invencibilidade auri-negra

As equipas da EDV não terão vida fácil na segunda jornada da segunda fase do Torneio Inter-Associações de Iniciados. As formações auri-negras defrontarão adversários que têm vindo a realizar uma boa temporada, apesar de terem falhado o acesso à fase seguinte das respectivas Taças Nacionais. Assim, os meninos recebem o Académico “A”, enquanto as meninas viajam até ao reduto do Galitos.

Santa Maria maior acolherá a recepção ao Académico “A”, a partir das 10h30 da manhã de Domingo. A formação portuense conquistou quatro vitórias, na passagem pela zona norte A da competição nacional, onde não foi além do quarto lugar. Recorde-se que este emblema da AB Porto perdeu ambos os encontros realizados perante o BC Valença. Esta partida poderá significar a 12ª vitória seguida auri-negra no Torneio Inter-Associações.

Ao final da tarde do mesmo dia, pelas 18 horas, as raparigas da EDV medem forças com o Galitos. A equipa aveirense conquistou o terceiro posto, na zona centro da Taça Nacional, tendo perdido jogo de estreia, neste evento inter-associações, no reduto do Gafanha.

As atletas auri-negras, após uma participação negra na Taça Nacional, tentam voltar aos resultados que as levaram à conquista do ceptro vianense. Antevê-se um encontro equilibrado, onde quem aproveitar melhor os erros contrários terá boas hipóteses de vencer.

À quarta será de vez?

Na penúltima jornada da segunda fase, o Santa Marta recebe a EDV. Esta será quarto embate entre ambos, na presente temporada, sempre com o triunfo a colorir-se de amarelo e negro. A EDV defende a liderança no pavilhão da Escola Pintor José de Brito, a partir das 10h30 da manhã de Sábado.

O registo auri-negro em 2009/2010 fala por si mesmo, contabilizando-se apenas uma derrota nos 13 jogos já realizados. Com apenas um ponto de vantagem sobre o BC Coura, mas menos uma partida realizada, a EDV quer arrumar a questão da liderança. A vitória garante matematicamente essa posição. O favoritismo estará do lado visitante, no entanto, o emblema de Portuzelo terá uma palavra a dizer.

A equipa visitada está melhor nesta fase da prova, onde venceu mais encontros que no início da época. O Santa Marta tem o mérito de ter conseguido equilibrar os seus anteriores duelos com a EDV. Para ainda perscrutar uma aproximação eficaz aos lugares cimeiros, o conjunto de Portuzelo terá de derrubar o seu vizinho rival.

Desafiar o líder no seu leito

A derrota na recepção ao SC Braga (72-66), não abala a crença do CB Viana na sua plena recuperação na classificação da Taça do Minho de Cadetes. A jornada número dez levará os vianenses ao reduto do líder. O GDAS regista apenas uma derrota, bem pesada, no terreno do Santa Marta. Referir ainda que o emblema de Portuzelo irá folgar nesta ronda.

Em Santa Maria Maior, os bracarenses deram um recital de Basquetebol, vencendo na ocasião por uma margem na casa dos 40 pontos. Agora a situação é diferente, com o CB Viana apostado em chegar-se o mais acima possível. No momento ocupa o quarto lugar, com dez pontos, menos três que o seu adversário desta ronda. Um triunfo seria o tónico desejado. A missão não será fácil, contudo a bola estará do lado vianense a partir das 15 horas de Sábado.

Monção em rota de colisão com o CB Viana

Entre Monção BC e CB Viana não estamos perante uma guerra externa, muito em voga no Desporto português. Trata-se apenas de um jogo da Taça do Minho de Iniciados. Vianenses e monçanenses estão empatados no terceiro lugar, do nível II da segunda fase da prova. A partida, a contar para a terceira jornada, está agendada para as 15h30 de Domingo, em Monção.

Os primeiros confrontos entre os dois emblemas remontam ao campeonato distrital, onde o CB Viana venceu as duas partidas do Grupo A, da primeira fase da competição. Com números semelhantes, Monção e Viana irão enfrentar-se, na certeza de que o vencedor ficará com o terceiro lugar. O mote está, definitivamente, dado. Uma curiosidade liga os dois conjuntos: ambos foram derrotados por um dos líderes, o Limianos.

A não esquecer que a CP Lanheses irá observar de fora os seus adversários, uma vez que folga na jornada relativa ao nível.

JS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s