Basquetebol: Resistência júnior não deu para mais

Os juniores da EDV averbaram duas derrotas na ronda dupla do Campeonato Nacional do escalão. No encontro de Sábado, em Aveiro, os vianenses discutiram taco-a-taco o jogo com o Galitos, cedendo na recta final. Os números finais (52-66) atestam a boa exibição vianense, com um dos seus melhores registos na prova.

A recepção ao FC Porto, no dia seguinte, já não correu tão bem. O dragão quis resolver cedo a questão, para que em momento algum as suas aspirações pudessem ser beliscadas. A meio do segundo período, os azuis e brancos dispararam o marcador, sem uma reacção adequada auri-negra. A vitória (48-101) do FC Porto teve contornos pesados.

A EDV segue no sétimo posto, com apenas uma vitória nesta zona norte do Campeonato Nacional.

Triunfo abastado dá guarida à liderança auri-negra

A equipa feminina de cadetes da EDV venceu na deslocação a Pombal (84-39), na décima jornada da zona norte da Taça Nacional. As vianenses seguram assim o comando da prova, depois de conquistarem a sua oitava vitória na competição. Recorde-se que nesta jornada o V. Guimarães venceu o FC Porto, num duelo que juntou os restantes membros do pódio.

Nem a longa deslocação até Pombal teve o condão de suster a fúria auri-negra. A EDV entrou bem na partida, assegurando uma margem confortável. A equipa da casa nunca conseguiu ombrear pela liderança do marcador. O encontro tornou-se mais um passeio de classe e eficácia vianense.

Exilados na cauda da tabela

É tudo quanto podemos dizer dos representantes vianenses na Taça do Minho de Cadetes. A derrota pesada do CB Viana (106-34), no terreno do GDAS, projecta a equipa para o penúltimo, tendo apenas atrás de si o Santa Marta que folgou na décima jornada da prova.

No reduto do líder, a resistência vianense durou pouco mais que um par de minutos. Os bracarenses entraram bem, com o CB Viana a tentar manter-se vivo no jogo. Com o desenrolar da partida, a superioridade local foi ficando cada vez mais vincada. Este foi o quinto desaire em oito jogos do emblema de Viana do Castelo.

De vitória em vitória rumo ao topo

É este o percurso que a equipa de cadetes masculinos da EDV vai trilhando na Taça Nacional. No passado fim-de-semana, os vianenses conquistaram dois triunfos importantes, numa jornada dupla que contemplou a recepção à ED Bragança e a deslocação ao campo do Telecom Coimbra. Após a conclusão da nona jornada, a EDV ascendeu ao segundo lugar, com sete vitórias em outros tantos encontros realizados.

Frente à turma de Bragança, os jogadores amarelos e negros venceram de forma confortável (68-42) e sem forçar muito. A EDV tomou conta da partida desde o primeiro ressalto da bola, sendo forte a defender e paciente a atacar. A estratégia dos visitantes passou por defenderem bem, algo que, contudo, não conseguiram fazer. O fosso no marcador foi crescendo, com a EDV a rodar o plantel a pensar no jogo de Coimbra.

Perante o Telecom, um adversário bem mais forte, a EDV levou a melhor, por 61-49. Esta foi a primeira derrota do conjunto de Coimbra, nos últimos cinco jogos. A EDV foi superior, com uma boa percentagem de lançamento, apesar da baixa pontuação. O Unidos/Caixiave é o próximo adversário dos vianenses, sendo curiosamente a única barreira que separa a EDV da liderança da zona norte da Taça Nacional.

Liderança de betão

A formação de infantis da EDV assegurou o primeiro lugar, da segunda fase, no campeonato distrital. Para tal desfecho, a vitória, a sétima em sete jogos, no reduto do Santa Marta (56-37) teve uma contribuição decisiva. Quando ainda falta realizar uma ronda, os atletas auri-negros têm cinco pontos de vantagem sobre o Santa Marta e BC Coura, que tem menos uma partida realizada.

No pavilhão da Escola Pintor José de Brito, a EDV não desperdiçou a oportunidade de selar as suas contas na prova. Um triunfo indiscutível, com 19 pontos de vantagem. A primeira parte ainda conheceu alguns laivos de equilíbrio. No terceiro quarto, os visitantes arrancaram, definitivamente, para a vitória. A equipa de Portuzelo respondeu, acabando por se render nos derradeiros minutos.

EDV mais atlética que “académica”

A equipa auri-negra de iniciados masculina está com a pedalada toda na segunda fase do Torneio Inter-Associações. Em jogo da segunda jornada da prova, a EDV derrotou o Académico do Porto (73-56), conseguindo a segunda vitória da presente fase. Os vianenses seguram assim o primeiro lugar, acalentando o sonho de discutir o troféu.

Na manhã de domingo último, a estratégia amarela e negra passou por defender bem, apostando em transições rápidas. O plano funcionou, pese embora a boa réplica dos visitantes, que discutiram o jogo. Contudo, o triunfo sorriu aos locais, em mais uma boa prestação auri-negra, que leva doze vitórias consecutivas na competição.

JS

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s