A Liberdade no Desporto I

Portugal celebrou no domingo 36 anos de liberdade e democracia. Evocar o 25 de Abril é querer recordar a nossa história e evitar que se repitam os erros do passado. A revolução dos cravos transformou a sociedade e o desporto não foi excepção. Infelizmente, a exemplo de outras áreas, a implementação/criação de uma cultura desportiva, tarda em se concretizar. Vários passos foram dados no sentido de melhorar, tanto a nível de equipamentos/infra-estruturas como de recursos humanos. Contudo, julgo que continua a faltar o essencial: uma aposta forte, eficaz e concertada nas escolas básicas e secundárias.

A Educação Física tem sido relegada durante anos para uma categoria inferior no ensino público. Já Eça de Queiroz, em “Os Maias”, retratou o fraco apetite do português pelo sport. Os Eusébiozinhos continuam a proliferar nas escolas e colégios, muito por culpa do plano de estudos, mas também dos encarregados de educação. Empiricamente esta afirmação pode ser facilmente comprovada, indagando qualquer professor de Educação Física sobre os níveis de adesão ao desporto escolar.

O projecto do Desporto Escolar ainda não conseguiu ser devidamente aproveitado. Verifica-se, demasiadas vezes, que funciona como uma extensão dos clubes. Atenção, esta vertente devidamente articulada e coordenada pode resultar, permitindo aos jovens uma prática desportiva com maior periodicidade e, quiçá, qualidade. O que critico são as escolas que, relegando a formação, limitam-se a concentrar atletas no dia dos jogos que apenas treinam nos seus clubes, descartando a formação de novos atletas e cidadãos.

O 25 de Abril abriu as portas para a formação de uma sociedade feita pelos cidadãos. É hora para estes entenderem que têm de se empenhar para concretizar Abril, podendo começar, por exemplo, a repensar a cultura desportiva nacional.

(continua)

Boa semana desportiva a todos!

José Domingos Ribeiro

responsável pelo DEV

editorial anterior

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s