Agenda fim-de-semana – Basquetebol – 8 Maio

Cimeira da liga dos últimos nos derradeiros capítulos

O Campeonato Nacional de Juniores, zona norte, irá entrar na sua recta final, este fim-de-semana. A EDV terá jornada dupla, onde defrontará as duas equipas que seguem imediatamente à sua frente, na 12ª e 13ª jornada da prova. Os auri-negros são últimos classificados só com uma vitória em 11 rondas disputadas. Para Sábado, está programada a viagem a Vila Real, enquanto no dia seguinte há a recepção ao GDB Leça, em Santa Maria Maior, ambos os jogos marcados para as 15 horas.

O Basket de Vila Real é um adversário que deixa boas recordações à EDV. Na primeira volta, os vianenses venceram os transmontanos, por três pontos. Com duas vitórias no pecúlio, o Vila Real é sétimo na classificação. Um lugar acima, encontra-se o Leça que venceu a EDV por uma margem muito significativa (39-85). Os jogadores amarelos e negros têm uma boa oportunidade para almejar o segundo triunfo na competição.

Fim-de-semana cheio de jogos e decisões

No próximo fim-de-semana, a CP Lanheses e o CB Viana não terão descanso, tendo ambos programada uma jornada dupla na Taça do Minho de Iniciados. No Nível I, o Lanheses terá pela frente Basquete Barcelos e o BC Coura, enquanto no nível II, o CB Viana terá pela frente duas equipas “B”: do Basquete de Barcelos e do ATC.

Logo na sexta-feira, o Lanheses defronta o BC Coura, no duelo em que estará em disputa o segundo lugar do nível I da competição minhota. Este jogo antecipado da sexta jornada da prova, tem o início previsto para as 18 horas. As duas equipas já se encontraram por quatro vezes. Na primeira volta desta segunda fase da Taça do Minho, os courenses venceram em casa. A história ganha outros contornos se incluirmos os jogos do campeonato distrital onde o Lanheses venceu dois dos três encontros realizados.

No dia seguinte, logo pela manhã, às 9h30, o Lanheses volta à acção, recebendo o Basquete de Barcelos, lanterna vermelha deste grupo, só com derrotas. Os vianenses são favoritos, nesta partida da quinta jornada, podendo dar mais um passo rumo ao segundo lugar deste nível I. À tarde, em Monserrate, o CB Viana defronta a equipa B do Basquete de Barcelos, em jogo da quinta jornada do nível II. Os barcelenses contam com quatro derrotas, em igual número de rondas cumpridas. A partir das 17h30, o Viana tentará encontrar o caminho para a sua terceira vitória na segunda fase da prova.

Finalmente, no dia seguinte, agora em Santa Maria Maior, o CB Viana medirá forças com o ATC “B”, a partir das 17 horas. Um encontro que se antevê equilibrado, onde os vianenses poderão, em caso de vitória, ascender ao terceiro posto. Na primeira volta, a equipa de Joane foi derrotada por números esclarecedores (69-32).

Destaque ainda para a formação de iniciados femininos da EDV que cumprirá o seu segundo jogo na Taça do Minho. Em Monte da Ola, a partir das 15 horas de Sábado, as meninas auri-negras defrontam o Maria da Fonte. Após uma estreia estragada com a derrota diante do Vitória de Guimarães, as vianenses terão uma hipótese de se redimir na terceira jornada da prova.

Santa Marta aposta tudo para chegar ao segundo lugar

Na décima e última jornada, da segunda fase, do campeonato da ABVC, o emblema de Portuzelo precisa de um triunfo em Ponte de Lima, no jogo diante dos Limianos. No Sábado de manhã, a partir das 10h30, os vianenses necessitam de ganhar ao lanterna vermelha para sonharem com o segundo lugar, na posse do BC Coura, que defronta a ED Limiana. Com o primeiro posto garantido, a EDV irá folgar nesta jornada.

O Santa Marta tem vindo a fazer uma recuperação notável, reentrando na luta pela segunda posição. Para este encontro, o conjunto de Viana do Castelo é favorito no recinto de uma equipa que apenas venceu um dos sete jogos realizados. Nos três encontros já realizados entre as duas equipas, o Santa Marta leva vantagem, com dois triunfos e uma derrota. No Sábado não terá margem de erro se quiser alcançar a vice-liderança.

Ambições auri-negras colocadas à prova

As equipas de iniciados, masculina e feminina, da EDV jogarão uma cartada importante no Torneio Inter-Associações. As meninas deslocam-se até Vila Pouca de Aguiar, enquanto os rapazes recebem, em Monserrate, o Olivais e Coimbra, em jogos da quarta jornada da segunda fase da prova. Ambas as partidas estão agendadas para o próximo Domingo.

Os primeiros a entrarem em cena serão os garotos da EDV. Em Monserrate, a partir das 10h30 da manhã, os auri-negros recebem o Olivais, equipa que venceram sem dificuldade (81-57), em Coimbra. O favoritismo está do lado dos vianenses, contudo será necessário uma EDV atenta para evitar calafrios.

Já de tarde, às 15h00, é a vez de se exercitarem as jogadoras do emblema amarelo e negro. No reduto do Vila Pouca Aguiar, as meninas da EDV desejam repetir o triunfo da primeira volta, na ocasião com 10 pontos de vantagem, para se relançarem na competição. A missão não se afigura fácil.

Liderança em jogo em terra de “Piratas”

A formação feminina de cadetes da EDV terá um encontro muito importante na zona norte da Taça Nacional. As vianenses deslocam-se a Creixomil, conhecida como a terra dos piratas, habitual lar do Vitória de Guimarães. A três jornadas do fim, as auri-negras estão proibidas de perder para não verem a sua liderança na prova saqueada.

Esta partida da 12ª jornada, reúne, no próximo domingo pelas 15 horas, terceiro e primeiro da competição. Antevê-se um jogo muito equilibrado, onde as emoções estarão ao rubro. As vimaranenses são muito fortes em casa, no entanto, em Viana do Castelo, a EDV venceu por 14 pontos de diferença. Um jogo onde nenhuma das equipas terá margem de erro e de resultado imprevisível.

A equipa masculina de cadetes da EDV também terá muita acção, este fim-de-semana. Na tarde de Sábado (15 horas), em Monserrate, os vianenses defrontam o Vila Real, em jogo da 11ª jornada da Taça Nacional. Um encontro onde a EDV é favorita, na recepção ao quinto classificado.

No dia seguinte, pela manhã (11 horas), será a ocasião de acertar calendário, com os auri-negros a deslocaram-se a Bragança, para defrontar a ED local, em jogo em atraso da primeira ronda da prova. Triunfos precisam-se de forma a colocar os rapazes vianenses na rota do primeiro lugar.

Dados lançados no derradeiro cotovelo da Taça do Minho

A três jornadas do fim da competição minhota, os representantes de Viana do Castelo na prova terão partidas de grau de dificuldade bem distintos. Em Braga, os extremos tocam-se, com o Santa Marta a visitar o GDAS, enquanto Monção BC e CB Viana, defrontam-se para fugir aos últimos lugares da classificação.

O emblema de Portuzelo ficou com a fava desta 12ª jornada. No reduto do líder da competição, os vianenses terão pela frente um opositor de peso que na primeira volta triunfou por mais de 100 pontos de diferença. O encontro está agendado para a tarde Sábado, com início para as 15 horas.

Em Monção, no dia seguinte (15h30), o clube de Basket local recebe o CB Viana. Sexto e quinto medem forças para cavar um fosso maior face ao Santa Marta. A vantagem está do lado do Viana, que venceu em Santa Maria Maior, tendo uma supremacia de dois pontos de vantagem na classificação.

JS

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s