Atletismo: CAM ajuda Viana a manter-se no topo do Olimpismo Jovem

Leiria recebeu mais uma edição da final nacional do Torneio Olímpico Jovem. Foram oito os atletas do Centro de Atletismo de Mazarefes (CAM) que participaram nesta final, dos quais duas merecem destaque. Diana Cerqueira venceu a prova dos 100 metros planos com a segunda melhor marca regional de todos os tempos (12.38s) e Alexandra Meira esteve em grande nível ao ser sexta no salto em comprimento em juvenis femininas.

A Associação de Atletismo de Viana do Castelo cumpriu o objectivo delineado à partida para a competição, mantendo-se no grupo A da competição ao terminar em 10º(12 associações estão no grupo A e 8 no grupo B, todos os anos as duas primeiras do grupo B trocam com as duas últimas do grupo A). Este resultado muito ficou a dever-se às duas medalhas conquistadas pela Diana Cerqueira do CAM (ouro nos 100 metros) e por Fábio Verde do ADA (prata no salto em altura). Foram dois dias de competição com boas condições competitivas, atletas a baterem recordes nacionais e um ambiente de grande festa e convivio entre seleções distritais.

Na corrida que venceu, Diana partiu lenta e apesar de ter sido colocada numa pista desfavorável (na sétima) fez uma prova brilhante, recuperando todo o terreno perdido. Alexandra Meira esteve muito bem no primeiro dia de provas, ao ser sexta no salto em comprimento com 4.94m, igualando a sua melhor marca. A atleta também participou no salto em altura (11ª) e no triplo-salto (9ª). Daniela Coutinho, nos 80 metros barreiras, foi 2ª na sua série e 10ª na geral, com a sua segunda melhor marca de sempre (13.82s). Gil Azevedo fez uma prova de 300 metros espectacular, conseguindo uns óptimos 38.32s (melhorou mais de 1 segundo! e foi 10º) e garantiu um lugar no campeonato nacional de juvenis. O atleta também participou no triplo-salto (11º com 11.72m) e na estafeta de 4x100m. Ademar Marques foi 11º no salto em comprimento, com 5.07m (não passou à final por 1cm) e fez parte da equipa de 4x80m, juntamente com João Maciel. Este esteve muito bem, fazendo uns bons 10.03s aos 80 metros planos, classificando-se em 11º lugar da geral. Ana Almeida foi a primeira a competir ficando em 13ª na geral com 17.63s nos 100 metros barreiras. O azarado do campeonato foi Eduardo Lima que fez falsa partida nos 100 metros barreiras e foi desclassificado.

Tendo em conta que a maior parte dos atletas fizeram a sua estreia em campeonatos desta envergadura – e outros são iniciados ou juvenis de primeiro ano – foi uma participação muito positiva e um excelente teste para o Campeonato Nacional de Juvenis. Guimarães é a cidade que acolhe essa competição, a 19 e 20 de Junho.

Joel Maltez

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s