Basquetebol – Leirienses retiram manto da invencibilidade à EDV

Instituto Educativo do Juncal (IEJ). É este o responsável da primeira e única derrota da formação de cadetes masculinos da EDV. Em Santa Maria Maior, o conjunto de Leiria venceu os vianenses (54-71), conquistando a Taça Nacional. O protagonista do encontro acabou por ser Ya Li que destroçou a defesa auri-negra. A EDV não esteve nos seus dias, perdendo pela primeira vez esta temporada. Nunca se entendeu com a marcação a campo inteira do adversário, errando quase sempre na selecção do lançamento.

O início de encontro deu a entender que esta final seria apaixonante. A EDV arrancou dois triplos, com pronta resposta do IEJ com corajosas penetrações para cestos fáceis. Contudo, os derradeiros minutos do período inaugural expuseram a nu as fragilidades da EDV, com os leirienses a fazerem um parcial onde ganharam uma vantagem de dez pontos.

A interrupção do encontro foi proveitosa para os atletas da casa que ressurgiram em campo a defender de forma mais agressiva, provocando mais perdas de bola do adversário. No entanto, o problema residiu no ataque ao cesto onde a eficácia não era positiva. Apesar de alguns erros ofensivos, a EDV conseguiu manter a diferença, na dezena de pontos, até ao intervalo (23-33).

O canto do cisne vianense foi dado no recomeço da partida. Durante cinco longos e penosos minutos, a EDV não marcou um único ponto. Pelo contrário, o IEJ anotou quatro triplos que levaram a diferença para a casa dos 20 pontos, sentenciando a questão. A reacção amarela e negra foi ténue, encurtando para 16 a diferença na antecâmara do derradeiro período.

O quarto período acabou por ser mais do mesmo. A EDV nunca mostrou capacidade para encurtar distância. Ora conseguia roubar a bola ao adversário, não acertando com o cesto; ora permitia demasiadas penetrações aos leirienses, não conseguindo converter em pontos os seus lançamentos. Numa exibição descolorida da EDV, os 18 pontos de Alexandre fazem dele o jogador com mais pontos dos vianenses nesta final, onde Gustavo Rocha esteve a bom nível.

Ficha de jogo: EDV

Cinco Inicial: Rui Pereira (5 pts), Alexandre (18 pts), António Ferraz (3 pts), Rui Martins (4 pts) e Filipe Braga

Jogaram Ainda: Diogo Mina (13 pts), Gustavo Rocha (12 pts), João Machado (2 pts), Marco Basto e João Torres

Não jogaram: Tiago Neto e Paulo Vieira

JS

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s