Divisão A2: VCV inicia campeonato com S. Mamede..e novas regras

O Vólei Clube de Viana (VCV) inicia a divisão A2 de 2010/11 com a visita ao reduto da Associação Académica de S. Mamede. A nova temporada apresenta várias novidades relativamente ao anterior modelo competitivo, nomeadamente no que diz respeito ao sistema de pontuação.

Em termos práticos, uma vitória pelos parciais de 3-0 ou 3-1 corresponde à conquista da totalidade dos três pontos em disputa, enquanto num triunfo por apenas um parcial de diferença, a formação vencedora tem direito a amealhar dois pontos. No novo modelo, os derrotados vêem igualmente o seu esforço recompensado. Ou seja, um desaire por apenas um parcial de diferença (2-3) dá direito a um ponto de compensação, uma espécie de prémio de consolação pela entrega e esforços despendidos em campo. Quando uma equipa perde pelos parciais de 0-3 ou 1-3, regressa ao balneário sem qualquer ponto obtido.

Na primeira fase da divisão A2, todas as 12 equipas do campeonato jogam entre si, num total de 22 encontros a realizar em duas voltas. Terminada esta etapa, os seis primeiros classificados lutam pela subida ao escalão principal do Voleibol nacional. Alinhando no modelo de duas voltas, as equipas jogam todas contra todas, num total de dez partidas cada equipa. O mesmo plano se aplica às restantes seis formações, a disputar os jogos de manutenção na divisão A2. De salientar que o último colocado da tabela classificativa desce imediatamente de divisão. Por sua vez, o penúltimo classificado disputa os jogos de permanência/passagem da A2 à 2.ª divisão, numa eliminatória disputada à melhor de três partidas.

A fase final (play-off) do campeonato decide-se igualmente à melhor de três, ou seja, o novo campeão e, por conseguinte, novo clube promovido ao escalão principal do Nacional de Voleibol (1.º ou 2.º classificado da segunda fase) será conhecido num máximo de três fins-de-semana competitivos.

A Federação Portuguesa de Voleibol considera que as mudanças operadas nos principais escalões (A1 e A2) devem incutir nos atletas e na modalidade um espírito de maior competitividade. O campeonato do segundo escalão do Voleibol nacional tem início a 9 de Outubro, com o término da primeira fase da competição agendada para o dia 26 de Fevereiro de 2011.

Recorde-se que na temporada de 2010/11, época de estreia na divisão A2, o VCV garantiu a manutenção apenas na derradeira oportunidade, em Santa Maria Maior, após a vitória sobre o Famalicense (3-0). No jogo três do play-off de passagem, a formação vianense ainda sentiu dificuldades para conquistar o primeiro set mas, feito o mais difícil, a equipa de Julião Basto limitou-se a ganhar ponto por ponto até ao triunfo final.

1.ª Jornada (09 de Outubro de 2010)

Ala Nun´Álv. Gondomar vs. G.D.C. Gueifães

C.V. Espinho vs. S.C. Caldas

C.D. Marienses vs. C.D. Fiães

Assoc. Acad. Coimbra vs. C.V. Lisboa

Assoc. Acad. S. Mamede vs. V.C. Viana

C.V. Oeiras vs. Clube Fut. Aliança

2.ª Jornada (16 de Outubro de 2010)

C.V. Espinho vs. Ala Nun’Álv. Gondomar

G.D.C. Gueifães vs. C.D. Fiães

S.C. Caldas vs. Assoc. Acad. Coimbra

C.D. Marienses vs. Assoc. Acad. S. Mamede

C.V. Lisboa vs. Clube Fut. Aliança

V.C. Viana vs. C.V. Oeiras

3.ª Jornada (23 de Outubro de 2010)

Ala Nun’Álv. Gondomar vs. C.D. Fiães

Assoc. Acad. Coimbra vs. C.V. Espinho

Assoc. Acad. S. Mamede vs. G.D.C. Gueifães

Clube Fut. Aliança vs. S.C. Caldas

C.V. Oeiras vs. C.D. Marienses

C.V. Lisboa vs. V.C. Viana

Pedro Borlido

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s