Formar para ganhar

Não é segredo para ninguém. Caso um clube pretenda ter sucesso a médio-longo prazo deve apostar na formação dos seus atletas. O investimento feito na aprendizagem dos jovens atletas acaba por ser rentabilizado, quando estes chegam a seniores. A nível nacional vários são os exemplos. Todavia, prefiro deixar o caso de dois clubes vianenses, a ADC Anha (futsal) e o Afifense (andebol).

A formação da margem esquerda do rio Lima surgiu há cinco anos. Com uma equipa de juniores há três, parte do actual plantel proveio da formação. O novo treinador (com créditos na formação) também trouxe consigo mais jovens atletas. Com dois jogos disputados, duas vitórias, sendo que uma delas contra a equipa que terminou em segundo na temporada passada. É relevante e mostra que algo está a ser bem feito.

O Afifense atravessa este ano grandes dificuldades. Se há uns anos esteve perto de subir na segunda divisão, esta época espera-se que consigo manter-se pelo meio da tabela da terceira. Os motivos? O desinvestimento na formação. Quando o Afifense esteve na segunda divisão, a base da equipa tinha crescido na formação. Entretanto, foi extinta a equipa de juniores e os resultados estão à vista.

Muitos clubes queixam-se do elevado investimento que é necessário fazer com a formação. Contudo, há formas de contornar as dificuldades. Dou um exemplo. O Nogueirense (futsal) no seu segundo ano de actividade, integrou na sua equipa de juniores os campeões nacionais de desporto escolar e o seu professor ficou como treinador. Durante três anos, esses atletas passaram a treinar quase de domingo a domingo (entre treinos e jogos do clube e desporto escolar). Resultado? O Nogueirense foi a segunda equipa do concelho a atingir o principal escalão de uma modalidade colectiva. Deixo esta sugestão aos clubes. Aproveitem melhor o desporto escolar, criem parcerias. O desporto de Viana vai agradecer…

Boa semana desportiva!

José Domingos Ribeiro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s