Amadeu Silva: “O Ténis de Mesa de Viana é muito respeitado em Portugal”

Amadeu Silva é presidente da Associação de Ténis de Mesa de Viana do Castelo há 10 anos. A época sénior 2010/2011 conta com o Centro Recreativo e Cultural das Neves e a Associação Desportiva de Barroselas a lutar pela permanência na 3ª Divisão nacional.

DesportoEmViana: Como perspetiva a época 2010/2011 para as equipas vianenses?

Amadeu Silva: A época passada foi muito positiva. Este ano, a nível nacional, penso que não será fácil, dado que os clubes da 3.ª Divisão são fortes e têm uma estrutura organizativa que não existe em Viana do Castelo. Mesmo assim, os clubes de Viana do Castelo vão lutar principalmente pela permanência. Infelizmente, os atletas são estudantes, não têm muito tempo e, por vezes, é difícil arranjar tempo para treinar.

DEV: Quais são as mudanças nas equipas para esta nova época?

AS: O Centro Recreativo e Cultural das Neves (CRCN) tem um novo atleta (Joel Gonçalves), que já jogou na Associação Desportiva de Barroselas, na Ala de Gondomar e na Realidade, do Porto. Penso que a equipa de Barroselas será a mesma.

Atletas do CRCN em ação (Arquivo DEV)

DEV: Os jovens têm-se aproximado ou afastado do Ténis de Mesa?

AS: O Ténis de Mesa é pouco divulgado na Comunicação Social e, de facto, isto cria uma imagem pouco apelativa. Infelizmente, em Portugal só se aposta no futebol e as restantes modalidades são esquecidas. Já houve mais jovens, mas hoje a qualidade é superior. Há muitas crianças que entram para a modalidade por inspiração do CRCN e da Associação de Barroselas.

DEV: Qual é a imagem do Ténis de Mesa em Portugal?

AS: Tenho consciência de que o Ténis de Mesa ainda é visto como uma modalidade amadora, mas não é bem assim, porque é necessário trabalhar bastante e ter formação. Ao longo dos últimos anos, as equipas vianenses têm trabalhado muito e têm conseguido mostrar o seu valor. É lógico que Viana tem equipas mais fracas, como Arcos de Valdevez e Fontão, porque não existe uma aposta séria na formação de jogadores.

DEV: As equipas de Viana do Castelo são reconhecidas a nível nacional?

AS: O Ténis de Mesa de Viana do Castelo é muito respeitado em Portugal. Não tenho dúvidas de que ter dois clubes na 3ª Divisão nacional marca uma posição bastante forte. Devíamos ter mais dois clubes como o CRCN e a Associação Desportiva de Barroselas nos campeonatos nacionais.

Fabíola Maciel

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s