Futsal: No “encurtar” de distâncias está o ganho

Três! São estes os pontos que separam o primeiro e quarto classificados do campeonato distrital de futsal. Na disputa da oitava jornada, sobre a mesa, qualquer tropeço ou atraso parcial poderá significar uma nova troca de protagonistas junto à base da classificação.

Arrebatada a liderança do campeonato de futsal da AFVC, ainda que repartida em igualdade pontual com o Cidadelhe, o conjunto do Afifense procura defender o estatuto de novo líder do futsal distrital. Na receção à turma do Anha, que na passada jornada perdeu (3-5), frente ao segundo classificado Cidadelhe, os afifenses esperam valer-se do fator casa e do máximo ataque concretizador (52 tentos) para somaram mais um triunfo na competição. O encontro está agendado para as 21 horas deste sábado, no pavilhão municipal David Freitas.

Sensivelmente pelo mesmo horário, a formação do Ponte da Barca, anterior primeiro classificado da prova, condição que exerceu ao longo das sete rondas inaugurais, joga uma vez mais em casa, ainda que na condição de visitante. No municipal local, o agora terceiro colocado mede forças com o Lavradas, com o claro objetivo em mente de rapidamente deitar por terra os fantasmas que o acompanham desde o passado sábado, surgidos após o desaire (0-4) caseiro frente ao Santa Luzia, derrota que lhe valeu a perda da liderança bem como da invencibilidade na prova. Por seu lado, o Lavradas espera dar continuidade ao bom momento, depois de na ronda anterior ter triunfado sobre o ARA Riba de Âncora por 5-2.

Fortalecido pela saborosa vitória (4-0) ante o Ponte da Barca, os auri-negros do Santa Luzia regressam ao municipal de Monserrate. Este sábado, às 18 horas, o Alvarães é o convidado que se segue, numa partida onde o Santa Luzia, depois de conseguir encurtar distâncias, espera não deixar fugir a carruagem da frente da tabela classificativa. Por seu lado, o Alvarães vem de um pesado desaire caseiro (3-11), aplicado pelo conjunto do Amigos de Sá, “ferida” que poderá ser curada ou agravada consoante o resultado da jornada.

Contudo, a ronda oito abre, às 15 horas, com a partida entre o Amigos de Sá e o Neiva, duas equipas bem próximas na geral, com os mesmos nove pontos. No municipal de Arcos de Valdevez, jogam-se posições no meio da tabela classificativa, num duelo onde perder desde já pontos para os mais diretos “rivais” poderá deixar marcas irreparáveis no término do campeonato. Perante dois sentimentos bem distintos, os locais apresentam-se no retângulo de jogo confortados pela vitória, enquanto os forasteiros vêm de um desaire caseiro (3-4) frente ao Afifense.

Uma hora depois, no municipal de Vila Praia de Âncora, tem lugar mais um embate entre adversários diretos. Cerveira Futsal e Caminha, respetivamente 13.º e 12.º classificados da geral, com quatro pontos, procuram distanciar-se dos lugares de despromoção. Com igual registo de resultados (uma vitória, um empate e cinco derrotas), esta deverá ser encarada como uma boa partida para lograr um claro triunfo.

A vivenciar um momento menos bom na presente temporada, o Cais Novo, lanterna vermelha do campeonato, com apenas três pontos somados, fruto de uma singular vitória e seis derrotas averbadas, troca argumentos com o ARA Riba de Âncora, oitavo classificado. Em comum, as duas equipas vêm de um desaire, pelo que o sentimento dos atletas passa por recuperar a confiança perdida. No entanto, face aos resultados concedidos até à data, o Cais Novo deverá aproveitar o jogo em casa, no pavilhão da escola EB 2,3 de Monte da Ola, para o mais rapidamente deixar a base da tabela classificativa, tanto mais que estamos perante um dos históricos consagrados da modalidade vianense.

Não menos importante, dada a boa responsabilidade de lutar a par pela liderança da competição, o Cidadelhe recebe a formação do Fontão, às 19 horas, no pavilhão gimnodesportivo de Entre Ambos-os-Rios. No duelo entre segundo e sexto classificados, são os locais quem têm a responsabilidade de assumirem as despesas do encontro, tanto mais que qualquer tropeço ameaça não só a perda do contato com a carruagem da liderança, como ainda implica uma possível caída para o último lugar do pódio.

Pedro Borlido

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s