Futsal: Será o frio motivo de desculpa?

No fim de semana onde a vaga de frio e as baixas temperaturas voltam, uma vez mais, a estar na ordem do dia, os seniores masculinos de futsal permanecem em alta rotação, na disputa da décima jornada do campeonato distrital da AFVC.

Num dos encontros inaugurais da ronda competitiva, o líder Afifense recebe a formação da AU Caminha, numa partida agendada para as 16 horas deste sábado, no pavilhão municipal David Freitas. Em campo, duas equipas com sentimentos e estados de espírito e forma bem distintos. Os líderes de Afife, com 25 pontos conquistados, vêm de um “suado” triunfo (4-2), fora de portas, ante a turma do Fontão, enquanto os caminhenses averbaram o sétimo desaire (4-7) na prova, no frente-a-frente com o vice-líder, Cidadelhe, resultado que os coloca na penúltima posição, com quatro pontos, mais um que o lanterna vermelha Cais Novo. Em mais um obstáculo rumo à manutenção do primeiro posto da competição, os afifenses, detentores do ataque mais concretizador, esperam valer-se ainda do fator casa para não desperdiçarem a oportunidade de triunfarem e arrecadarem os três preciosos pontos de um embate onde são claramente favoritos.

À mesma hora, o Municipal de Vila Nova de Cerveira é o palco do encontro entre o Cerveira Futsal e o Ponte da Barca. No retângulo de jogo perfilar-se-ão dois conjuntos motivados, ainda na “ressaca” das respetivas vitórias da jornada transata. Os locais cerveirenses, décimos escalados da tabela classificativa, com dez pontos, levaram de vencido (5-1), fora, o ARA Riba de Âncora, triunfo que fez com que a equipa “saltasse” um par de lugares na geral, respirando agora um pouco melhor. Por seu lado, a formação ponta-barquense, terceira classificada, com 24 pontos, a apenas um do duo da frente, venceu (2-0) o Cais Novo, uma vitória caseira sem espinhas que manteve o estatuto de melhor defesa da prova intato, com 16 golos concedidos, menos um que os auri-negros do Santa Luzia. Na equipa do Ponte da Barca, relativamente à convocatória anterior, destaque para as saídas de Giri e Pedro Oliveira, por lesão, vagas preenchidas por Zé Pedro e Valter.

Conhecedor do resultado do encontro entre o Afifense e o Caminha, uma vez que joga apenas às 19 horas, o conjunto vice-líder do Cidadelhe, ainda que em igualdade pontual com os de Afife, recebe a formação do ARA Riba de Âncora, no pavilhão gimnodesportivo de Entre Ambos-os-Rios, com o claro objetivo de manter-se na cola da turma da frente ou, em jornada muito proveitosa, alcançar a liderança isolada do campeonato. Se é verdade que um triunfo do Afifense poderá colocar maior pressão sobre o conjunto do Cidadelhe na busca pelos três pontos, o fato de jogar em casa e de vir de uma vitória atribui aos locais um ligeiro favoritismo. Ainda assim, e apesar do desaire da ronda anterior, os ancorenses estão bem colocados na classificação, ocupando a sétima posição com 12 pontos, pelo que se perspetiva um encontro equilibrado.

Um pouco antes, às 18 horas, o conjunto darquense do Cais Novo, lanterna vermelha do campeonato, disputa uma nova prova de fogo na tentativa de fuga aos lugares da base classificativa. O pavilhão da escola EB 2,3 de Monte da Ola abre as portas à formação visitante do Santa Luzia, quarto classificado, com 19 pontos, numa partida onde os da casa, detentores do ataque menos concretizador da prova, com 18 tentos marcados, disputam o braço de ferro da vitória com uma equipa auri-negra à procura de se apresentar na máxima força, de forma a alcançar o triunfo que os manterá na órbita do assumido objetivo delineado para a temporada: a subida de divisão.

Vindo de uma reconfortante vitória (4-1), fora de portas, ante a equipa do Anha, o conjunto do Amigos de Sá logrou a quinta posição do campeonato, com 13 pontos. No regresso a casa, ao pavilhão Municipal de Arcos de Valdevez, este sábado, às 18 horas, o quinto recebe o nono classificado Fontão. A separá-los, apenas três pontos, com a balança vitoriosa a poder pender para qualquer um dos lados, perspetivando-se uma partida onde o equilíbrio deverá constituir-se como a nota dominante.

No duelo entre adversários diretos, o pavilhão da escola EB 2,3 de Freixo recebe, às 18h30, o encontro entre as formações do Neiva Sandiães e Anha. Os locais, sextos classificados, em igualdade pontual com o Amigos de Sá, apresentam-se, à partida, com um ligeiro favoritismo, tanto mais que jogam em casa como ainda vêm de um triunfo (3-1), em casa do Alvarães. No entanto, não se pense que do outro lado não estará uma equipa aguerrida e com vontade de voltar a familiarizar-se com o doce sabor da vitória. Depois de na ronda anterior ter averbado a quinta derrota na prova, os de Vila Nova de Anha viram-se relegados para o oitavo posto, com os mesmos doze pontos do rival desta sábado.

Desavindas com a vitória, a jornada transata traz más recordações às equipas do Lavradas e Alvarães. Vítima do “grito” reivindicativo de união dos auri-negros do Santa Luzia, saindo derrotada por 1-8, a formação do Lavradas volta a casa, esperando ser bastante mais feliz. Este sábado, às 21 horas, o pavilhão municipal de Ponte da Barca abre as portas aos de Alvarães, um pouco melhor colocados do que o seu rival. Logo acima dos Lavradores, na 11.ª posição, a formação do Alvarães tem nove pontos, mais três que os da casa. Até por isso, um triunfo caseiro colocará as duas equipas ainda mais em comunhão na classificação geral. Destaque ainda para o fato de, no retângulo de jogo, alinharem dois conjuntos idênticos no que diz respeito aos registos defensivos e ofensivos. Por uma diferença mínima de apenas um tento, concedido ou marcado para o efeito, na partida para a disputa desta décima jornada, o conjunto do Lavradas apresenta um melhor ataque e defesa relativamente ao seu opositor.

Pedro Borlido

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s