Hóquei: Fim trágico do sonho mágico

Infelizmente, é a dura realidade: o título Regional de Juniores ficou mais longe após o empate (6-6) na receção ao Riba d’Ave. Num encontro que se antevia acessível, a turma de Pedro Sampaio demorou a acordar, tendo estado a perder por 0-4. Os laranjinhas conseguiram o impensável, virando o marcador para 6-5, mas uma falta, a 15’58 segundos do final levou o adversário ao caminho do sexto lugar. Resta lutar pelo segundo lugar, agora que a FPF já confirmou que apenas os dois primeiros seguem a viagem rumo ao campeonato nacional.

A jogar perante o seu público, os jovens laranjas entraram de certa forma relaxados, conscientes da superioridade e que mais minuto menos minuto a situação se resolveria. Por seu lado, com uma vitória em cinco jogos, o Riba d´Ave entrou em ringue a jogar simples e pragmático, o que lhe valeu uma vantagem de quatro golos. O medo de ver esfumar a oportunidade de lutar pelo trono da região acordou os vianenses. Gustavo e Duda ainda atenuaram os prejuízos, relançando a partida.

Apesar de a dupla de arbitragem não ter validade um golo ao Riba d´Ave, num lance em que a bola entrou de forma completa, a equipa da casa teve as melhores ocasiões e apenas alguns excessos de adornos impediram outro resultado ao intervalo. A dupla maravilha acabou por resgatar o empate, a quatro golos, no reinício do encontro. Uma infantilidade de Luís deu a possibilidade de os visitantes voltarem ao comando do marcador. Na transformação de dois livres diretos, Duda colocou a Juventude a sonhar de novo, voltando à terra apenas à entrada do último minuto, com o sexto golo do Riba d´Ave.

A atitude sobranceira dos jogadores da Juventude, no início do jogo, teve como consequente castigo um empate que atrasa, quase de forma irreparável, o Viana na luta pelo tão sonhado título. Não basta vencer em Braga, é preciso que os azuis e brancos voltem a escorregar. A Juventude apenas se pode queixar de si, dos seus erros defensivos e ineficácia ofensiva. Ainda assim, para a história fica a forma brava e determinada como a armada laranja “carregou” sobre o Riba d´Ave.

Ficha de Jogo Juventude de Viana 6 Riba d’Ave 6

Cinco Inicial Luís Pinheiro (GR), Gustavo (2 golos), André, Duda (4 golos) e João Jogaram Ainda Luís e Ruben Disciplina Cartão Azul (André) Treinador Pedro Sampaio

Hino à modalidade com desafinação auri-negra no derradeiro verso

O Campeonato Regional de Infantis continua ao rubro após a igualdade (4-4) entre dois dos candidatos ao título: EDV e ABC/Campo. Em Monserrate, a pequenada de ambos os conjuntos proporcionaram um jogão de encher o olho. Os vianenses chegaram ao intervalo a vencer (4-1), contudo o “forcing” final dos visitantes premiou o emblema de Famalicão com um ponto, em jogo da 11.ª jornada.

O início de partida mais parecia o final do jogo. Vidrados nas redes contrárias, os jogadores de palmo e meio apenas cerraram os olhos na direção das redes contrárias, tudo feito a alta velocidade. A EDV adiantou-se no marcador, contudo não pôde tomar o gosto da liderança do marcador, uma vez que o ABC/Campo empatou pouco depois. Os auri-negros consentiram o domínio territorial durante quase toda a primeira parte, procurando sair em rápidos contra-ataques.

Em pouco mais de minuto e meio, os vianenses conseguem marcar por três vezes, a última das quais na conversão de um livre direto. O descanso não acalmou os petizes de Viana do Castelo que entraram a todo o gás, embora pecando na finalização. Contra a corrente do jogo, os forasteiros reduzem e colocam em sentido os locais. Daí até final, a menor rotação de jogadores da EDV fez sobressair o cansaço, perante um ABC/Campo que nunca baixou os braços, conseguindo o empate a 13 segundos do fim, numa altura em que a EDV jogava com menos um elemento.

João Santos

Um pensamento sobre “Hóquei: Fim trágico do sonho mágico

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s